Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 04:25:33
Geral

Sem dinheiro para ir a evento de networking, fez bolachas como pagamento e saiu com negócio transformado com grande cliente

Tem negócios que apenas novas conexões podem trazer. Em primeiro Café com Negócios que participou na Acicla, MEI passa a ter grande cliente e só vem crescendo desde então

 

Sem dinheiro para ir a evento de networking, fez bolachas como pagamento e saiu com negócio transformado com grande cliente

Estar no lugar certo e na hora certa. É assim que a Microempreendedora Individual (MEI) Luciane Kuhn Schuantes vê a oportunidade que teve ao participar do primeiro Café com Negócios da Acicla – Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo. Com cinco meses trabalhando no negócio próprio, atendendo apenas clientes do bairro, ela viu seu negócio crescer ao ser vista por uma rede de hotéis local.

Sem realmente se encontrar nas profissões que exercia, Luciane sempre quis ter a própria empresa. Ela é de Capanema, interior do Estado, e conta que trabalhou por oito anos em frigorífico, mais de sete anos em fábrica de costura e quando o marido foi transferido para Campo Largo, em 2019, passou a trabalhar como auxiliar administrativo em uma empresa, onde ficou 1 ano e 4 meses até realmente ter certeza que não queria se manter trabalhando atrás de um computador, queria algo mais ativo.

É sempre um desafio empreender e saber o que realmente quer fazer. Para ela não foi diferente, até que resolveu empreender em algo que tinha grande conhecimento, que era lavar roupas, e com poucas empresas na região que ofereciam este serviço. Conta que foi até a Prefeitura Municipal se informar e trabalhou por cinco meses em meio aos desafios da pandemia, até que procurou a associação comercial.

“A Acicla pra mim foi um porto seguro”, frisa, detalhando que ali aprendeu muito sobre negócios, até mesmo emitia suas notas fiscais pela associação, passou a aprender as melhores formas de trabalhar. “Não tinha nem dinheiro pra nada, nem pra pagar o Café”, conta Luciane sobre o Café com Negócios que é uma oportunidade de conhecer empresários da cidade e suas empresas, assim como oferecer seus serviços. Mas, interessada em participar do evento, foi encorajada pela própria equipe a fazer bolachas do café como pagamento. “Na hora de todo mundo se apresentar estava a Patricia do Hotel Campo Largo e depois ela disse que queria falar com a Luciane da Lavanderia Capanema. Desde então formamos uma grande parceria, que já está há 2 anos”, detalha ela, que atende parte da demanda do hotel e também tem contrato com grande rede de supermercados de Campo Largo para lavar os uniformes, também com salão de beleza, clínica de estética, pensão, além de poder atender moradores de todos os bairros da cidade.

Luciane é responsável por cerca de 90% das atividades da empresa, inclusive a parte de gestão, tendo ajuda alguns dias na semana para passar as roupas, toalhas e outros. Além disso, ainda tem uma extratora para higienizar estofados e colchões e para isso vai até a casa dos clientes. Lembra que a Acicla a orientou a fazer o serviço de buscar e levar as peças nos clientes, algo que deu muito certo.

O investimento no negócio principalmente foi a compra de sete máquinas de lavar e mais quatro secadoras. “Amém, tudo pago”, declara. Chegou a ampliar a área da casa para secar as roupas e foi fazendo conforme ia tendo procura. “Pensei algumas vezes em desistir, mas tive grande apoio da Acicla sempre, no que precisasse”.

Orgulha-se que hoje muitos mandam as peças para ela lavar e dizem: “Manda que a Lu resolve”. Ela utiliza a maioria dos materiais de limpeza produzidos por empresa também associada à Acicla. Luciane é conhecida pelo capricho e por tirar manchas difíceis e se diverte ao falar que tem segredos que não conta. “Não dá pra falar se não perde a graça”, brinca.

Conheça mais sobre a Acicla pelo site www.acicla.com.br, redes sociais @aciclacampolargo ou entre em contato pelo telefone/whatsapp  (41) 3392-4544.