O time campo-larguense fica em desvantagem nas semifinais do Campeonato Parananense e durante o segundo tempo, jogador do Andraus teria sido chamado de "macaco" pela torcida do Iguaçu, retrata súmula
O Andraus perdeu de 1x0 para o Iguaçu no último domingo (02), no primeiro jogo das semifinais da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Antiocho Pereira, em União da Vitória.
O atacante Vandinho, do Iguaçu, chegou a desperdiçar um pênalti, mas aos 26 minutos do segundo tempo marcou o gol da vitória da equipe.
Para o Andraus conseguir se classificar para a final precisa vencer por dois ou mais gols de diferença, pois o regulamento prevê o critério do gol fora de casa. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. Andraus e Iguaçu voltam a se enfrentar no próximo sábado (08), às 15h, na Vila Capanema.
Partida marcada por injúrias racistas
Durante o segundo tempo do jogo, o meia João Gabriel foi substituído, e no caminho para o vestiário foi chamado de “macaco” pela torcida do Iguaçu.
O ocorrido foi comunicado à delegada do jogo, Gabrielle Sílvia de Quadros Ribeiro, e ao árbitro, Leonardo Ferreira Lima, que acrescentou o fato na súmula do jogo. Confira:
“Informamos que aos 20 minutos do segundo tempo o jogo foi paralisado, pois o atleta Nº7, Sr. João Gabriel Ferreira Gomes da equipe Andraus Brasil após a sua substituição, quando o mesmo estava em trânsito para o banco de reservas, nos informou que havia sofrido injúria racial sendo chamado de macaco por torcedores da equipe AA Iguaçu. Neste momento foi pedido à delegada da partida para que solicitasse ao sistema de som que se pronunciasse advertência para que tais atos não fossem cometidos e também para que o policiamento tomasse as providências cabíveis, no entanto, não foi possível identificar os responsáveis pelo ato, informo que até o fim desse relatório não foi apresentado nenhum boletim de ocorrência. Informo também que aos 22 minutos do segundo tempo a torcida do AA Iguaçu arremessou um copo em direção ao banco de reservas da equipe do Andraus Brasil.”
O Clube Andraus formalizou o boletim de ocorrência na segunda-feira (03). O documento alega que o agressor estaria trajando uniforme do Iguaçu, com a escrita de diretoria na jaqueta, e que estaria utilizando colete de imprensa. Os policiais se dirigiram até o local onde o suspeito estaria, mas não o encontraram. O B.O. será encaminhado à 4ª SDP (Sede da Delegacia de Polícia de União da Vitória), para medidas de polícia judiciária cabíveis.
A Folha também procurou a Federação Paranaense de Futebol, que respondeu por meio de nota: "A Federação Paranaense de Futebol mantém sua posição contra atitudes racistas e preconceituosas. E aguarda e acompanha a apuração dos fatos ocorridos na partida entre Iguaçu e Andraus, pela Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, por parte das autoridades. Reiteramos que frequentemente fazemos campanhas educativas para que o respeito seja a tônica nos gramados paranaenses".