Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 04:27:48
Geral

Escola Municipal Edgard Marochi promove Educação Ambiental para os alunos

Crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental aprendem na prática sobre cuidados com o meio ambiente

Escola Municipal Edgard Marochi promove  Educação Ambiental para os alunos

No último dia 05 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Promover e incentivar a separação correta de resíduos, estimular a economia de recursos e a conscientização sobre a poluição são ações a serem praticadas diariamente.

Pensando nisso, a Escola Municipal Diácono Edgard Marochi, na Vila Bancária, mantém desde o ano passado um projeto com os alunos sobre Educação Ambiental. Esse trabalho foi iniciado com o intuito de recolher latinhas e garrafas pet para arrecadar recursos para a escola. Em 2022, a escola ganhou ainda uma composteira e uma horta.

 “O projeto foi se aprimorando. Desde o começo desse ano, fomos trabalhando com as crianças a importância de tudo isso”, conta a diretora da escola, Elaine Fedalto.

Escola consciente e família participante
Elaine explica que todos os materiais usados em sala de aula vão para a reciclagem. Já os resíduos orgânicos produzidos no refeitório, são levados para a composteira. “Passamos esses ensinamentos dia-a-dia, para que eles entendam a importância de preservar o meio ambiente e continuem esse trabalho em casa” acrescenta a diretora.

O projeto já vem mostrando bons resultados, segundo Elaine. As crianças já compreendem o que pode ou não ser jogado. Os pais também estão ajudando nessa missão: toda última quarta-feira do mês é dia da entrega dos recicláveis na escola.

Um exemplo é o que acontece na casa de Lucileide Merchiori Costa, mãe da aluna Lívia Merchiori Costa do segundo ano. A mãe conta que desde que esse projeto iniciou, já notou mudanças nos hábitos da filha e toda a família se adequou para separar corretamente o lixo e praticar a compostagem.

“É algo que deve ser incentivado em toda rede de ensino. Em todo lugar que vamos, ela pede para guardar os recicláveis para entregar na escola. Ela vai ser uma adulta mais responsável e consciente”, finaliza Lucileide.