Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 05:02:49
Geral

so+ma Vantagens inaugura oficialmente em Campo Largo e já coletou mais de uma tonelada em material reciclável

Foi inaugurada pela SIG, empresa especializada em envase e embalagens, nesta quarta-feira (07), a primeira unidade do so+ma Vantagens, sendo a sexta no Paraná.

so+ma Vantagens inaugura oficialmente em Campo Largo e já coletou mais de uma tonelada em material reciclável

Foi inaugurada pela SIG, empresa especializada em envase e embalagens, nesta quarta-feira (07), a primeira unidade do so+ma Vantagens, sendo a sexta no Paraná. Estes locais funcionam como um espaço onde as pessoas podem praticar a economia circular levando seus resíduos recicláveis, que são pesados e transformados em pontos acumulados no programa so+ma Vantagens e que depois podem ser trocados por diferentes tipos de recompensa. Entre eles, cursos de aprimoramento profissional como fotografia, artesanato, negócios, culinária e moda, desconto em lojas e também por alimentos e itens de higiene e limpeza.

Embora já esteja aberto aos munícipes há quatro semanas, oficialmente nessa quarta-feira iniciou o processo de divulgação em massa das atividades propostas, com intituito de arrecadar, até o final de 2023, sete toneladas em material reciclável, conforme explica Tatiana Leonelli, diretora de Backoffice e Operações da so+ma. “Nós conseguimos beneficiar a sociedade como um todo, pois todos os campo-larguenses conseguem se cadastrar no programa, os profissionais da reciclagem e todo o meio ambiente. Nessas quatro semanas realizadas ainda no ano passado no programa Recicle na Escola, nós arrecadamos 1,1 toneladas de resíduos, com menos de 300 alunos. Na unidade do so+ma Vantagens nós fizemos mais de 1,2 toneladas no primeiro mês. Agora estamos em processo de ativação, trazendo a comunidade para cá, para participar efetivamente e de maneira contínua. Se chegarmos a sete toneladas de resíduos arrecadados, será um case de absoluto sucesso.”

O investimento da SIG viabilizou a construção de toda a infraestrutura necessária para incubar a cooperativa, envolver a comunidade, desenvolver parceiros locais e o serviço de tecnologia que possibilita a transferência e governança do processo. Somente em 2023, foram 54 mil quilos recebidos e mais de 400 participantes em seis hubs. Foi possível economizar mais de 157 mil de kWh de energia, 3 milhões de água, 146 mil em compensação de emissão de CO2 e 464 árvores deixaram de ser reflorestadas.

Ricardo Rodriguez, presidente e gerente geral Américas da SIG Combibloc, declarou à Folha que a SIG hoje está no dia a dia dos brasileiros, em vários momentos e está comprometida em promover a consciência ambiental em toda a população. “A SIG tem o prazer de estar junto das famílias, quando ajudamos nossos clientes a levarem alimentos e bebidas às casas, por isso temos muito orgulho da nossa vocação. Estamos ainda mais felizes em poder dar este importante passo, para tornar o impacto do nosso produto na sociedade. Quando as pessoas virem o logotipo da SIG também pensem no meio ambiente e que essa é uma marca comprometida com o local em que ela vive. O que estamos vendo é um programa que envolve Educação, Política Pública, as cooperativas e ao mesmo tempo gerando benefícios aos consumidores, fechando o ciclo de maneira perfeita.”

O presidente da SIG evidenciou ainda a importância da SIG em Campo Largo, sendo a primeira fábrica da marca no continente Americano. “Nossa inauguração na cidade aconteceu em 2011 e, desde então, passamos por muitas ampliações, já chegamos à sexta. Estamos trabalhando com tantas famílias campo-larguenses e podemos ir além, impactando positivamente toda a sociedade. Essa é uma contribuição que podemos fazer para a cidade, em resposta a tudo o que a cidade já nos deu.

Essa troca tem sido muito valiosa para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, finaliza.

Em seu discurso, o prefeito Maurício Rivabem destacou que é muito bom ver na prática a maneira como as empresas e a sociedade se preocupam com o meio ambiente. “É um modelo que devemos levar para frente, além da gestão, pois estamos muito preocupados com isso. Precisamos fazer com que todos os campo-larguenses tenham consciência e nós fazermos a nossa parte, para que tenhamos um futuro brilhante.”

Educação para conscientizar
As autoridades presentes destacaram que a Educação é o meio mais eficaz para desenvolver na sociedade uma consciência sobre a importância de reciclar. A secretária de Educação, Dorotea Stoco, ressalta que programas de reciclagem já acontecem em várias instituições de ensino. “Estamos em estudos para implementação em outras escolas. Atualmente, o programa Recicle na Escola está presente na Hans Schimidt, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Carlos Drummond e Maria Joana Ferreira Marochi. Os alunos estão muito participativos e as instituições comprometidas com o programa, gerando excelentes resultados.”

Atualmente, a cidade de Campo Largo recicla em torno de 5% do lixo arrecadado. Mirela Jacomasso Medeiros, analista ambiental e diretora de Gestão, Controle e Fiscalização Ambiental da Prefeitura, chama toda a população a se engajar nesta campanha. “Nossa intenção é aumentar significativamente o índice de reciclagem. Pelo aumento populacional que teremos nos próximos anos, qualidade do lixo que está chegando no aterro, é algo que nos mostra um grande potencial. Temos agora a missão de sensibilizar as pessoas para que separem em casa e assim vão viabilizar todo este processo.”

Tiago Maister, secretário de Meio Ambiente, ressalta também que muitas pessoas acreditam que geram poucos resíduos recicláveis, mas aconselha a realizar a separação ainda assim. “Cada embalagem vale a pena ser reciclada, quando se faz no pouco, ao ter muito, tudo se torna mais fácil e o hábito vai sendo adquirido.”

Na prática
Doracília da Silva trabalha ocasionalmente como catadora de materiais recicláveis há aproximadamente cinco anos e esteve no so+ma Vantagens realizando a troca de pontos por produtos. “Eu comecei nesta semana e já consegui trocar meus pontos, toquei por um trigo, uma massa de tomate e um leite e valeu muito a pena. Tenho pontos acumulados para trocar aqui em uma próxima. O pessoal tem colaborado bastante, separando o material e deixado tudo limpo, assim é bem melhor para nós trabalharmos”, comenta.



so+ma Vantagens
O so+ma Vantagens recebe vários itens recicláveis como cartonados, alumínio, plástico, vidro, eletrônicos. Cada material tem uma pontuação diferente, que está relacionada à capacidade de venda da cooperativa, por isso, quanto maior a capacidade de venda, maior então é a pontuação.

Para se cadastrar é necessário ser maior de 18 anos e possuir CPF. Para contabilizar os pontos das crianças, no programa Recicle na Escola, conquistados nas escolas participantes, se faz necessário o cadastro de um dos responsáveis no sistema e a inclusão da criança como dependente. Lembrando que as arrecadações das escolas são apenas plástico, que a cada um quilo são 100 pontos, e o cartonado, que a cada um quilo são 150 pontos, visto que este é o material que a SIG trabalha. São apenas estes materiais para que a criança consiga levar, sem risco de se machucar.

Baixe o aplicativo so+ma vantagens, disponível na App Store e Play Store e saiba mais. O so+ma Vantagens está localizado na Rua Centenário, 2245 – Centro, em frente ao Ciosp.