Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 04:25:57
Geral

Projeto Rua do Grau é aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal de Campo Largo

Projeto Rua do Grau é aprovado em primeira  votação pela Câmara Municipal de Campo Largo

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo Largo rendeu repercussão nesta semana. Realizada na última segunda-feira (05), um dos projetos votados propunha a criação da chamada "Rua do Grau", que vem a ser um local destinado à prática de whelling, onde motociclistas empinam suas motos e realizam outras manobras, o chamado “grau”, não sendo realizado em rua pública, conforme emenda.

Embora a prática já seja reconhecida como um esporte no município, ainda em 2022, a lei ainda não definia um espaço específico para a prática na cidade. Assim, o projeto do vereador Pedro Barausse (União Brasil), traz que a “ presente proposição deixa o Poder Executivo com a liberdade de executar as ações da forma que julgar mais procedente, dentro de seu planejamento próprio, lhe dando a faculdade de regulamentar a presente Lei via ato normativo próprio. Trata também da regulamentação do ‘wheeling’, manobras executadas com motocicletas pelos praticantes que comprovadamente estejam utilizando os equipamentos de segurança próprios para a prática, além da exigência de estarem quites com o IPVA da motocicleta que será usada para tal fim. Também aqui, o Poder Executivo está livre para destinar a via ou espaço que achar mais adequada para a prática, da forma que achar mais conveniente”.

Durante os discursos realizados na tribuna da Câmara, o autor do projeto respondeu que a regulamentação virá via Prefeitura de Campo Largo e destacou a importância de respeitar a posição de cada um dos pares da Casa. “Nós não queremos fazer bagunça na frente da casa das pessoas, pelo contrário, queremos regulamentar algo importante”, declarou Pedro Barausse.

Junto ao projeto, o vereador André Gabardo apresentou uma emenda na qual faz indicação das Secretarias de Ordem Pública  e de Esporte, Lazer e Cultura como competentes para a prática, retira o trecho de "logradouros públicos", o que não permite a prática em vias públicas, visto que a lei aprovada em 2022 traz “em local devidamente destinado a essa finalidade, como prática esportiva, conforme normas e regras da Federação Paranaense de Wheeling – FPW” e  faz menção à Lei n 3,415, de 18 de março de 2022 para os termos da prática do esporte.

O vereador Sargento Leandro Chrestani se posicionou contrário ao projeto, onde deixou claro que não é contrário ao wheeling, mas esclareceu que “é a favor deste esporte desde que seja praticado em local adequado; empinar moto, fazer wheeling em via pública não. Nós temos que ser técnicos, pois uma lei pode ajudar muitas pessoas e prejudicar também", pontuou.

Esta foi a primeira votação realizada pela Casa, e o projeto ainda passará por mais uma votação, prevista para esta segunda-feira (12).