Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 05:19:08
Geral

Animais podem ajudar em diversos tratamentos psicológicos

Você já parou para pensar como os animais podem nos ajudar?

Animais podem ajudar em  diversos tratamentos psicológicos

Você já parou para pensar como os animais podem nos ajudar? Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologias Cardiovasculares da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, os tutores de pets, em especial, os de cachorros, têm comportamentos menos sedentários e taxas de colesterol e pressão arterial mais baixa, além de menor risco para arritmias. Em um estudo realizado pela Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, também foi comprovado que os animais de estimação ajudam no tratamento de depressão.

Michelly Parchen Vilcheki, médica veterinária, pós-graduanda em dermatologia e alergologia veterinária, contou sua perspectiva do consultório e como vê que os animais de estimação fazem a diferença na vida dos tutores: “Hoje os animais se tornaram uma parte muito importante em todos os lares, é nítido em vários tutores de pacientes que atendo que eles são muito mais felizes por desfrutarem desse amor. Sem dúvidas ser merecedor do amor de um animal faz toda a diferença na vida das pessoas, porém esse amor e cuidado devem ser recíproco”.

Uma pessoa que sofre de transtorno de bipolaridade e não quis se identificar, usaremos a iniciais G. nesse texto, contou um pouco da sua experiência: “Eu sofri muito preconceitos das pessoas por ter que ir ao psicólogo e psiquiatra me tratar, muitos amigos até se afastaram de mim por conta da minha instabilidade de humor. Até que chegou a Belinha, ela estava na rua, cheia de carrapato, eu me sentia igual, pois todo mundo havia se afastado de mim e um começou a cuidar do outro”.

A Michelly conta como ela vê que os animais de estimação podem ajudar no psicológico dos tutores: “Acredito que, além de tudo, os animais são como filtros, é impossível você retornar para casa depois de um dia cansativo e não mudar totalmente o sentimento quando é recebida com lambeijos e rabinhos balançando. Tenho meus xodós em casa e cada um do seu jeitinho ajudam e muito a me tornar uma pessoa e profissional melhor e muito mais feliz”.

Quando você é tutor de um pet sua rotina muda totalmente, você tem que estar bem para cuidar de um animal que não consegue se cuidar sozinho, foi isso que G. contou para nossa equipe: “Antes de eu encontrar a Belinha, eu tinha zero vontade de sair da cama, ir ao médico, tomar remédio e até mesmo me cuidar, hábitos simples como fazer um almoço, tomar banho, eu sentia que era desnecessário. Quando a belinha chegou, desde então eu sinto que tenho que me cuidar por nós dois, afinal se eu ficar desempregado, ela ficará sem ração, sem atendimento, uma coisa acaba levando a outra”.
Michelly fala que sendo médica veterinária, a paixão pelos animais que ajudou ela a ter esse contato pela profissão: “Sempre apresentei um amor indescritível pelos animais, acredito que esse foi um dos motivos para iniciar nessa carreira para ajudar eles”.

A diferença dos pets na vida
Além de doenças psicológicas, os animais conseguem ajudar em relação a outros cuidados. “Um cão guia consegue caminhar muito mais tranquilo, porque eles sempre escolhem o caminho mais seguro para direcionarem seus tutores, a caminhada flui muito mais tranquila”.

Porém, muito mais que isso, a veterinária explica que tem cães que conseguem auxiliar até mesmo em hospitais. Alguns tratamentos incluem levar os pets até os hospitais, isso já foi comprovado que pode ajudar a diminuir o tempo de hospitalização.