Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 06:00:40
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Trevo da Morte: fatalidades, saudades e reivindicações

Um local de lembranças e reivindicações. Pedidos de mais segurança no trânsito, mais responsabilidade e principalmente melhorias, sejam elas para moradores que vivem no Botiatuva ou na Colônia Balbino Cunha

Trevo da Morte: fatalidades, saudades e reivindicações

Um local de lembranças e reivindicações. Pedidos de mais segurança no trânsito, mais responsabilidade e principalmente melhorias, sejam elas para moradores que vivem no Botiatuva ou na Colônia Balbino Cunha, ou pelos milhares que trafegam na região diariamente. O km 19 da PR-423 leva o popular nome Trevo da Morte não por acaso, mas porque infelizmente já ceifou muitas vidas em acidentes de trânsito ao longo dos anos.
Em contato com a Polícia Rodoviária Estadual, no quilômetro exato do Trevo da Morte, aconteceram 14 acidentes graves nos últimos cinco anos, sendo que foram ceifadas três vidas na hora e mais 14 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital. A estatística considerou o período de janeiro de 2018 até 25 de março de 2023, sendo registrados somente os ocorridos no km 19 da PR-423, não sendo contabilizadas as evoluções dos feridos.

A Folha também entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que comenta que em 2021 a interseção mencionada recebeu melhorias, como o microrrevestimento asfáltico, que melhora a aderência pneu-pista, a instalação de placas de advertência a 500 metros do local e instalação de sonorizadores. Também recebeu a instalação de ondulação transversal, execução de canteiro central de zebrado com instalação de tachões e cilindro delimitador. O que consideraram já levar à redução de acidentes graves no local.

“De 2022 até o momento, com previsão de término dos serviços em abril, os serviços no local incluem reforço na sinalização horizontal longitudinal e nova sinalização horizontal transversal, reforço na sinalização vertical (novas placas) e instalação de defensas metálicas com terminal absorvedor de energia para velocidade de até 80 km/h”, pontua.
Informa ainda que, dentro do Lote 1 do programa de concessões rodoviárias do governo federal, está prevista a implantação de uma interseção em desnível no local.