Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 09:07:47
Geral

Mães falam sobre os desafios e a busca do equilíbrio para curtir a família mesmo com rotinas atarefadas

Ser mãe é um desafio. Cuidar da casa, trabalho, estudar e ainda ter tempo para o marido e os filhos.

Mães falam sobre os desafios e a busca do equilíbrio  para curtir a família mesmo com rotinas atarefadas

Ser mãe é um desafio. Cuidar da casa, trabalho, estudar e ainda ter tempo para o marido e os filhos. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, há 67 milhões de mães e cerca de 46% trabalham fora.  
Um dos exemplos de mães que batalham é da Luana Batista Cordeiro, que se tornou mãe aos 18 anos: “Quando engravidei estava no primeiro semestre da faculdade, cheia de planos para os próximos 5 anos que viriam pela frente. Com a gravidez em um primeiro momento achei que seria o fim de um sonho que tinha acabado de começar. Não achei que daria conta e tinha certeza que precisaria trancar a faculdade.  Lorenzo nasceu prematuro em janeiro e as aulas voltavam em março, eu não queria voltar, queria ficar com ele. Mais uma vez a minha rede de apoio estava ali, principalmente minha mãe e meu marido que não me deixaram trancar a faculdade e me ofereceram todo apoio do mundo e também ficaram com o pequeno muitas noites para que eu pudesse ir para a faculdade, às vezes ia chorando para aula, mas com a certeza de que era o melhor e teria a recompensa lá na frente”.

Maria Emidia Jaskievicz tem uma filha adolescente de 17 anos e uma rotina puxada de trabalho, estudos e cuidar da casa, mas conta como é seu dia a dia para dar conta de tudo: “Ela é tudo que eu tenho, somos só nós duas por isso, aproveito muito as horas que tenho com ela. Quem me conhece sabe como sou apaixonada pela minha filha, cuido dela sozinha. Eu trabalho como manicure  de terça a sábado e faço faculdade de Podologia à noite, no domingo aproveito para descansar um pouco. Na segunda-feira é meu dia de folga, mas aproveito para limpar minha casa, deixar meu espaço de trabalho bem organizado para receber minhas clientes durante a semana, aproveito também para ir ao banco e fazer compras no mercado”.

Deixar os filhos e ir para o mercado de trabalho é um desafio para as mães, já que têm que abdicar um tempo com quem ama para ir em busca do que é melhor para os filhos. A Luana contou como foi para ela esse período: “Depois de um tempo que ele nasceu, eu comecei a fazer estágio e aí já não estava com ele nem de dia e nem à noite. Foi uma fase bem difícil para mim e para ele também, mas foi muito necessário, afinal tudo o que fazemos é para o bem deles sempre. Além disso, ainda tinha casa e marido para dar atenção e nem sempre dava conta de tudo, o que por muitas vezes é frustrante”.

Porém, ter uma rotina pesada, depois vem a compensação. Maria tem uma ótima relação com sua filha e dá uma dica para as mães: “Minha dica para quem tem filhos adolescentes é viver de maneira digna, respeitosa, honesta, justa, compreensiva, para que eles se espelhem um pouco na maneira como vivemos. Acredito que devamos seguir orientando, compreendendo, às vezes com um pouco mais de firmeza, mas também com muito amor”.

A Luana, além de ter conquistado seu diploma em Engenharia Civil, começou a trabalhar de forma autônoma e assim consegue conciliar mais o tempo para ficar com seu filho Lorenzo. Tendo uma boa relação com seu filho ela dá uma dica para as mães: “Acredito que o bom relacionamento seja fruto de muito amor, carinho e dedicação, mostrando sempre que se importa e que vai estar ali sempre que eles precisarem, seja para dar risada junto ou para mostrar o caminho certo”.