Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 09:11:04
Geral

Campanha Maio Amarelo tem início em Campo Largo com participação de escolas

Prefeito afirma que após obras de melhoria no trânsito, número de vítimas em acidentes reduziu em quase 100% na cidade

Campanha Maio Amarelo tem início em  Campo Largo com participação de escolas

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10) em Campo Largo, no auditório da Casa da Cultura, a abertura oficial do Programa Maio Amarelo - No trânsito, eu escolho a vida. Além de autoridades no local, também estiveram presentes estudantes da Escola Municipal Anchieta.

Duas palestras foram realizadas pela manhã e também foram repetidas à tarde para que um público maior possa assistir, sendo elas “Autocuidados no Trânsito para evitar Acidentes”, com Patrícia Bastos, coordenadora de Projetos da Escola Pública de Trânsito de Curitiba e “Brincar com Segurança”, com o palestrante Rodrigo Ferreira de Oliveira, instrutor da Guarda Mirim de Campo Largo.

O prefeito Maurício Rivabem discursou durante o evento e contou sobre os avanços conquistados por Campo Largo, ao aumentar a segurança no trânsito. “Muitas pessoas me criticavam falando que agora as esquinas tinham ficado ruins para virar, que tem muito sinaleiro. Mas, nos últimos nove meses nós reduzimos muito próximo a 100% de vítimas no trânsito de Campo Largo. Idosos, deficientes, mulheres grávidas, conseguem andar com muito mais segurança. Vamos investir ainda mais, mas não adianta fazermos este trabalho se não conscientizarmos as pessoas, por isso também investimos hoje na Educação no Trânsito. Por isso, temos que falar com toda a nossa família, amigos, vizinhos, para que todos escolham a vida.”

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, destacou alguns dados referentes à trânsito e disse que o município tem dado destaque à Educação no Trânsito voltado às novas gerações, para que se tenham motoristas mais conscientes no futuro. “A cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito. Isso é muito grave, que nos mostra a necessidade de uma mudança. Todo mundo pode fazer parte desta campanha, vocês mesmos hoje irão aprender com as palestras, vão levar essas informações para casa e repassar para a família, fazendo uma pequena campanha de conscientização.”

Explicou, ainda, que quando acontece um acidente, além das vítimas, que podem perder a vida ou ficarem gravemente feridas, muitos custos são envolvidos no processo de recuperação das mesmas, afetam famílias e também a cidade em si, que precisa realizar intervenções de consertos não programados. Por ano, os acidentes custam cerca de R$ 56 bilhões aos cofres públicos, sendo que 90% dos casos são evitáveis, com maior atenção ao dirigir, pilotar ou transitar pelas ruas das cidades.


Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Segundo a campanha, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Este é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

A cor escolhida é o amarelo justamente porque ela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Mais informações pelo site https://www.onsv.org.br/maioamarelo.