Foi realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola Campo Largo (Ciee) no final da manhã desta quinta-feira (20) um ato para promover a paz nas instituições de ensino e homenagear estudantes e profissionais da área da Educação. A instituição escolhida foi o Colégio Estadual Sagrada Família, no Centro, que foi alvo de ameaças no dia 16 de março.
Patrícia Costa, coordenadora do Ciee Campo Largo e que foi uma das responsáveis pela homenagem, explica que a ideia é ressignificar essa data, conhecida pelo Massacre de Columbine, nos Estados Unidos. “Nossa intenção é trazer mudança para a paz, a união, após essas ameaças escritas no espelho do banheiro. Nós precisamos nos dedicar uns aos outros e estar de ouvidos abertos, atentos pra poder ajudar uns aos outros sem colocar ninguém em risco. Muitos adolescentes têm demonstrado essa preocupação com o risco, o que está atingindo também os familiares.”
Durante a homenagem, alguns estudantes que participam do Ciee puderam ler homenagens direcionadas aos estudantes, professores e pedagogos, colaboradores de maneira geral e também aos seguranças. Essas homenagens foram colocadas em um vaso com bambu-da-sorte, que representa a prosperidade.
Mônica Helena Vieira, diretora auxiliar do Cesf, destacou que o tema tem sido trabalhado em sala de aula e os professores e colaboradores realizam o acolhimento destes estudantes que se mostram preocupados com a segurança dentro da instituição. Reforçou que protocolos foram implementados para aumentar a segurança na instituição. “Quanto a essa homenagem feita hoje, nós só temos a agradecer. É imprescindível que tenhamos mais empatia pelo outro e mais amor também hoje”, finaliza.