Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 09:04:51
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Governo avança na licitação para manutenção da PR-090, mas movimento defende o asfaltamento

Segundo o Movimento PR-090, asfaltar em pista dupla a Estrada do Cerne traria mais mobilidade e desafogaria a BR-277

Governo avança na licitação para manutenção  da PR-090, mas movimento defende o asfaltamento

O Governo do Paraná anunciou nesta semana que a licitação para serviços de conservação e manutenção de quatro rodovias não pavimentadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) avançou para nova etapa. Serão atendidos mais de 63 quilômetros de estradas rurais pelo Departamento de Estadas de Rodagem do Paraná (DER/PR), sob competência de sua Superintendência Regional Leste. Entre elas, a PR-090, conhecida como Estrada do Cerne, do final do asfalto em Bateias, distrito de Campo Largo, até o Rio Açungui, em uma extensão de 12,84 quilômetros.

Há mais de 40 anos lutando por melhorias na Estrada do Cerne, a Folha procurou o Movimento PR-090 para verificar a opinião sobre o anúncio das melhorias. Representantes do grupo se posicionaram por meio de nota: “Estamos acompanhando a licitação dessas obras. Vale salientar que é uma licitação para quatro obras, sendo no município de Campo Largo o trecho do km 37 até o km 50, Ponte do Açungui, contemplado”.

Sobre a manutenção atual do trecho, o grupo considera “muito boa” atualmente, se preocupando com a troca de empreiteira, que “por ser uma empreiteira nova, com pouca experiência, além de um capital social de 100 mil reais, não comporta nem um valor de retro ou motoniveladora, e nem mesmo um caminhão. Portanto, ficamos na expectativa do resultado do trabalho, mas vamos dar um voto de confiança”.

A  falta de um projeto de asfaltamento para este trecho da rodovia também é um fator preocupante, na opinião do grupo. “O trabalho do Movimento PR-090 Bateias-Abapan, tem conseguido alguns avanços no que diz respeito à manutenção. No restante do trecho do Açungui até Abapan houve um melhora na manutenção, com colocação de bueiros, abertura de caixa de contenção e um ensaibramento mais consistente nos trechos mais críticos. Este contrato deste trecho, se encerra em dezembro de 2023. Será feita nova licitação ou estamos torcendo que seja feito um aditivo de contrato e continue com a mesma empreiteira”, pontuam dizendo que o interesse mesmo é pelo asfaltamento dos 56 km restantes. 

“O Governo do Estado divulga que quer transformar o estado em central de logística do Mercosul, mas se esquece de desafogar o gargalo da BR-277, onde a PR-090 seria uma saída alternativa de ampliar a capacidade de escoamento para o Porto de Paranaguá. Lembramos que a PR-090 foi a alavanca do desenvolvimento do referido Porto. Foi uma visão futurista e estratégica do governo daquela época, o que não vemos nos governos atuais. Uma visão míope, sabendo que o gargalo da BR 277, de Ponta Grossa até contorno de Curitiba será impraticável já nos próximos anos. A solução para este gargalo será a alternativa do asfaltamento da PR-090, inclusive com pista dupla”, finaliza a nota.

Andamento da licitação
Conforme divulgação do Estado, o DER/PR fez a disputa por pregão eletrônico, onde as empresas disputam entre si com ofertas de preço cada vez menores, até uma delas ser declarada arrematante. A sessão foi marcada pela alta concorrência, com quatro participantes e disputa acirrada de lances.
A melhor proposta foi feita pela Quimicons Engenharia e Comércio LTDA, no valor de R$ 10.700.000,00. Nesta nova etapa, a arrematante deverá apresentar os documentos de habilitação para análise do órgão estadual, antes que ela seja declarada vencedora.

Os serviços de manutenção das rodovias rurais são fundamentais para garantir a segurança dos usuários e o acesso aos maiores centros urbanos. As rodovias não pavimentadas também são utilizadas para o transporte de cargas da safra dos pequenos agricultores da região, com destaque para o cultivo frutífero, além de mandioca, milho, cebola, batata e tomate.
Estão previstos serviços de manutenção pelo prazo de dois anos, como patrolamento e regularização de leito; escavação de vala lateral; escavação para saídas de água; instalação de bueiro e caixa de retenção, reaterro; escarificação, conformação e compactação do subleito; entre outros.