A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel realizou em 30/03 Audiência Pública para apresentação de resultados do Programa de Eficiência Energética (PEE) e recebimento de contribuições da comunidade para os novos projetos. A Audiência contou com a presença dos membros do Conselho de Consumidores da Cocel, que é formado por representantes de todas as classes de consumo. Hugo Ruthes, presidente do Conselho, elogiou os projetos já realizados e a importância deste investimento que beneficia todos os moradores de Campo Largo.
Schirlei Kotovicz, gestora do PEE da Cocel, apresentou um resumo dos últimos projetos desenvolvidos pela Cocel. O grande destaque foi o projeto “Iluminando o Saber com Eficiência”, que proporcionou a substituição de lâmpadas por modelos eficientes e adequação de luminosidade de todas as salas de aula de escolas públicas municipais e a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia em cinco das escolas.
O PEE “Iluminando o Saber com Eficiência” também contemplou a Vila Olímpica Antônio Lacerda Braga, um dos espaços públicos mais utilizados no município. A Vila teve todas as luminárias substituídas por modelos eficientes e recebeu a instalação de painéis para geração de energia.
No total, foram 5.423 luminárias substituídas (na Vila Olímpica e 35 escolas). O projeto foi concluído em 2021 e além da economia com o novo sistema de iluminação eficiente, mais de 83.680 kWh (quilowatts-hora) foram gerados pelos seis painéis de geração de energia fotovoltaica. Conforme destacado por Kotovicz, “a iluminação adequada proporciona melhores condições de aprendizado, a economia em consumo de energia possibilita que o recurso seja destinado a outros investimentos em educação e a energia ainda é gerada por uma fonte limpa e renovável”.
Nos últimos anos a Cocel realizou doze projetos de eficiência energética - que incluem a substituição de equipamentos de famílias de baixa renda (refrigeradores e lâmpadas), “eficientização” em prédios públicos, ações educativas, entre outros. Mais de R$ 5 milhões foram investidos, gerando uma economia de mais de 7,4 mil MWh/ano. Os projetos são realizados de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que também é responsável pela fiscalização.
Henrique Gesser, eletrotécnico da Cocel, apresentou os estudos iniciais do próximo PEE a ser desenvolvido pela Companhia – voltado à geração de energia por painéis fotovoltaicos para compensação de consumo por equipamentos públicos. Diferentemente do projeto anterior, onde foram instalados painéis em seis locais, a expectativa é que o este novo projeto viabilize a construção de uma única central geradora, uma micro usina. A avaliação sobre possíveis locais para instalação da usina está sendo realizada em conjunto com a Prefeitura Municipal.
Simone Ferreira do Couto, representante do poder público no Conselho de Consumidores e diretora do Centro de Atendimento Integrado a Criança (CAIC), destaca a importância das crianças aprenderem desde cedo sobre uso consciente de energia e sobre o uso de fontes limpas para a geração da energia.