A comemoração do aniversário de Curitiba ganhou um toque campo-larguense.
A comemoração do aniversário de Curitiba ganhou um toque campo-larguense. No último dia 28, o artista campo-larguense Toto Lopes visitou o prefeito Rafael Greca para presenteá-lo com um quadro da obra “Curitiba”, uma representação que traz símbolos da cidade, como a gralha azul, pinhão e araucárias. Porém, Toto foi surpreendido com o anúncio que essa obra será reproduzida em escala maior, em um mural, com local e tamanho ainda a serem definidos. O encontro aconteceu no Palácio 29 de Março.
“O Toto Lopes é famoso pelas pinturas em cerâmicas, mas agora terá também a sua marca nas paredes da cidade, como parte das comemorações dos 330 anos da nossa amada Curitiba”, disse o prefeito.
A Folha conversou com Toto Lopes, que se mostrou bastante emocionado com a oportunidade do registro. “Essa obra já estava pronta e eu já queria ter entregue ao prefeito Rafael há algum tempo. Foi somente na última semana que nossas agendas puderam ter horário em comum e conseguimos nos encontrar. A obra ‘Curitiba’ é resultado de um carinho muito grande pela cidade, que é a nossa capital, local onde meus filhos nasceram. Quando ele me falou sobre o painel, fiquei bastante surpreso e feliz com a grande oportunidade.”
Admirador de Poty Lazzarotto, grande artista e muralista paranaense, Toto comenta que este é um grande sonho que está sendo realizado, com reconhecimento cada vez mais crescente quanto à sua arte e que a obra será uma eternização do seu trabalho e dedicação.
Ainda não há detalhes sobre a localização ou tamanho do mural a ser feito, mas o artista campo-larguense já está ciente do grande desafio que terá pela frente. “Não é um bicho de sete cabeças (sic), mas também não é algo simples de ser feito. Como será um painel em cerâmica há muitos processos delicados para serem realizados, diferente de uma pintura diretamente na parede. É preciso queimar a peça, para que a tinta fixe a ponto de aguentar as intempéries do clima, como o sol forte e a chuva, sem desbotar. Também há o processo de montagem do painel, onde cada peça se torna única, então o cuidado e atenção norteiam cada detalhe”, revela.
Outros projetos também estão em vista e devem ser revelados em breve por Toto Lopes.
Projeto no Hospital Infantil
Hoje, o artista se dedica a dar mais cor aos quartos da UTI do Hospital Infantil Waldemar Monastier. “Antes o quarto era branco, sem vida. É um momento delicado ficar na UTI, por isso levar cores de maneira equilibrada pode contribuir para deixar o ambiente mais leve. Esse projeto eu faço voluntariamente, porque entendo que esse dom que Deus me deu eu devo usar como ferramenta em benefício do próximo”, diz.
As pinturas estão acontecendo durante a reforma realizada nas UTIs do HIWM.