Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 06:24:42
Geral

Lula vai até a China para negociar instalação da BYD na Bahia e Campo Largo continua na disputa

Lula vai até a China para negociar instalação da BYD na Bahia e Campo Largo continua na disputa

Em janeiro de 2023 foi divulgado o interesse de uma das maiores multinacionais do mundo, a empresa chinesa BYD, pela estrutura em Campo Largo que até final do ano passado era da Fiat, a qual faz parte do grupo Stellantis. A previsão é que, se o contrato fosse firmado na cidade, poderia gerar até 3 mil empregos diretos.

Porém, as visitas e negociações também estavam presentes no estado da Bahia desde o ano passado, onde a empresa já havia visitado a antiga instalação da fábrica da Ford, que há cerca de dois anos desocupou o prédio na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador.

O portal Camaçari Notícias divulgou um novo capítulo da disputa neste domingo (26). Conforme publicado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está negociando a instalação da montadora chinesa, citando a informação publicada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em sua conta no Twitter. De acordo com Marinho, divulgado pela Veja, a iniciativa busca reaquecer importantes polos industriais no Nordeste, região onde Lula teve maior vantagem contra Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Lula vai visitar a China em março e na pauta de conversas deve estar a instalação da BYD na Bahia, além de acordos importantes nas áreas de agronegócio, infraestrutura e tecnologia.

A Folha de Campo Largo procurou a Prefeitura, por meio de Assessoria de Comunicação, que informou por meio de nota “que ainda não foi informada sobre nenhuma decisão da montadora chinesa BYD, e que seguem normalmente as tratativas. Inclusive eles iriam fazer, agora em fevereiro, uma vistoria técnica aqui em Campo Largo, na planta da antiga fábrica que ocupava o local em vista. De toda forma, a administração municipal reafirma que está fazendo tudo o que está ao seu alcance - e com forte apoio do governo do Estado - para trazer a empresa chinesa para cá. E, ainda que eles optem pela planta localizada na Bahia, a Prefeitura também avisa que já existem outras empresas interessadas pelo mesmo espaço, pois o foco continua sendo o desenvolvimento econômico do município”.