Ginásio de Esportes Romano Zanlorenzi
Inaugurado em 1986, o Ginásio Romano Zanlorenzi foi inaugurado em 1986 e é referência na região do Itaqui, pela estrutura, organização e limpeza. Todo o ginásio contempla uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, com banheiros adaptados para também serem vestiários dos cidadãos, cozinha e secretaria.
O local recebe diversas atividades esportivas, para todas as idades, seja em projetos promovidos pela Prefeitura de Campo Largo, como também em horários disponibilizados à comunidade – após cadastro e marcação de horários. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos são reservados para eventos especiais promovidos pela Prefeitura ou por instituições de ensino da região. O ginásio recebe também estudantes de colégios e escolas da região para a prática de Educação Física.
“O espaço está aqui, é público e nós regulamentamos. É muito bem utilizado, todos os dias tem gente jogando, principalmente durante as férias. Aqui a concentração de prática esportiva gira em torno do futsal e do voleibol, especialmente por conta do tipo de piso, que é de assoalho, que é de grande qualidade”, explica Cristian Gorski, diretor de Esporte do Município.
Estádio Municipal do Itaqui/Espaço Ari Moro e Academia Rubens Ittner (antigo Campo do 21)
Conforme informações da placa no espaço, o antigo Campo 21 de Abril, que pertencia à empresa Schmidt, foi entregue à população campo-larguense no dia 23 de fevereiro de 2017, em comemoração ao aniversário da cidade.
O local passou a se chamar de Estádio Municipal do Itaqui – Espaço Ari Moro e Academia Rubens Ittner e recebe diariamente dezenas de pessoas da região para a prática esportiva na pista de caminhada ao redor do campo, academia para terceira idade e parquinho. O local é todo cercado e conta com vigilância constante, o que aumenta a sensação de segurança da população.
Atualmente, o local conta com um campo de grama natural, com medidas padrões, o que facilita para a realização de campeonatos municipais. Muitos times acabam utilizando o espaço para realizar os treinamentos dos seus atletas. Escolas e colégios da região também utilizam o espaço para aulas de Educação Física e trabalhos externos. A Prefeitura, por meio do diretor de Esportes, Cristian Gorski, disse que já existem projetos para ampliação e construção de novas quadras no local, aumentando ainda mais a usabilidade do estádio.
Porque Campo 21 de Abril? A Folha de Campo Largo procurou a Liga Campolarguense de Futebol, na pessoa do presidente Alceu Mocelim, que explicou quem construiu o campo foi a Porcelana Steatita, voltada para o lazer dos seus colaboradores, que formaram o time 21 de Abril. “Como dia 21 de abril era feriado, Dia de Tiradentes, eles criaram um tipo de festival e deram o nome ao time montado a partir daquele dia”, conta Alceu.
Estação Cidadania Cultura, no Meliane
Inaugurado em 06 de junho de 2014, inicialmente recebeu o nome de Centro das Artes e Esportes Unificados – CEU de Campo Largo, localizado no Meliane, nasceu com a intenção de proporcionar atividades esportivas, de cultura e lazer à comunidade. O projeto, que fazia parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, foi realizado em parceria com a Prefeitura e conta com a participação da comunidade em sua gestão. Na época, a ministra da Cultura Martha Suplicy foi representada pela coordenadora geral do projeto, Isadora Tami, na inauguração, que ressaltou que Campo Largo era o quarto município paranaense a inaugurar um CEU e o 24º no País com obra concluída.
O então CEU recebeu um total R$2.208.000,50, para sua construção, com estrutura, de cerca de 3 mil m2, com biblioteca, telecentro, cineteatro com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e sala multiuso e abriga o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No ano de 2022 foi anunciada a reforma do espaço, que passou a se chamar Estação Cidadania-Cultura, quando ganhou nova pintura e iluminação, inclusive cênica (para espetáculos teatrais). O local tem espaço para apresentações e atividades culturais e não era reformado há oito anos.
Ginásio Ingo Germer
Outro local voltado para o incentivo do esporte é o Ginásio Esportivo e Social Ingo Germer, fundado em 03 de julho de 1993 e atualmente fica no bairro Bela Vista. “Nós tínhamos um campinho de areia, onde os colaboradores da Germer brincavam de futebol na hora do almoço. Um certo dia estávamos reunidos e passaram os saudosos Ingo Germer – dono da fábrica – e Ivan Norberto – diretor financeiro à época – e abordamos perguntando se poderíamos dar uma arrumada no campo. Ele prontamente disse que ao invés de arrumar o campo, poderíamos construir um ginásio de esportes”, conta Rosiel Silvestre de Melo, presidente da Associação Atlética e Beneficente Germer há 24 anos e 35 anos como colaborador da Germer.
Então a empresa arrumou verba e deu assistência para a construção. “Nossa prioridade é o funcionário, então ele sempre tem preferência no agendamento para realização de partidas de esporte, seja no salão de futebol suíço ou futsal, como no futebol de campo, quadra de voleibol e realização de eventos nos salões”, destaca. O ginásio tem capacidade total para 2351 pessoas, sendo construído aos poucos e contando hoje com uma grande estrutura.
O ginásio realiza campeonatos internos de truco, sinuca, futsal, futebol suíço e aproveitam para realizar a seleção de futsal e futebol suíço para disputar os Jogos dos Trabalhadores. Em 2022, o time ficou invicto e antes da pandemia, quando eram realizados os jogos do Sesi, a Germer foi pentacampeã de futsal.
“Quando sobra data, nós alugamos ou sedemos para as escolas fazerem formatura, uma terça-feira do mês é realizado o Baile da Terceira Idade, por meio da Igreja Santa Cecília, com a qual temos parceria, e promove eventos maiores. Também sedemos para a Prefeitura realizar Jogos Abertos e Jogos da Juventude. Porém, como a nossa prioridade são os colaboradores da Germer, os horários são muito disputados”, completa.