Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 06:35:02
Geral

Itaqui Associação de Amigos e Empresários envolve-se em assuntos importantes para Campo Largo desde 1992

Uma dedicação em envolver-se com assuntos relevantes para o crescimento de Campo Largo, que transcende o foco no próprio negócio.

Itaqui Associação de Amigos e Empresários envolve-se em assuntos importantes para Campo Largo desde 1992

Uma dedicação em envolver-se com assuntos relevantes para o crescimento de Campo Largo, que transcende o foco no próprio negócio. A Itaqui Associação de Amigos e Empresários realiza reuniões mensais em que discutem o que a cidade precisa, cobra de órgãos responsáveis, como também é o encontro para trocarem ideias de negócios e aprenderem com as experiências de outros empresários. Tanta energia focada no mesmo propósito e foi a partir desta Associação que conseguiram uma importante marginal no Itaqui, como também deram início à Creche Diva Ferreira Reinke.

Cristina Maria Novak Marcilio e Edson Ribeiro reuniram-se com a Folha para contextualizar a história desta Associação, que há alguns anos tem sede central e abrange a cidade como um todo. Contam que tudo começou informalmente em janeiro de 1992, como uma reunião de empresários e amigos no Itaqui para conseguir a marginal junto à Prefeitura, devido à necessidade de mais infraestrutura para acesso ao bairro Itaqui. Naquela época era chamado apenas de Amigos do Itaqui, como muitos chamam até hoje, com origem pela união dos empresários Marcilio ????,  José Ripka Ribeiro (Juca) e o Francisco Macedo – os três já falecidos. Sua fundação oficial aconteceu em 5 de fevereiro de 1997 como Itaqui Associação de Amigos e Empresários.

“Essa turma era boa”, comenta Edson sobre seus fundadores e demais participantes que deram início a essa história.  Detalha que alguns eram rotaryanos e tinham facilidade em também trabalhar focado no cunho social, trazendo esse princípio para a associação. O pai dele, o Juca, por exemplo, também já fez parte da Fiep, Fecomércio, Sindilouça e por muitos anos foi diretor da Acicla.

Com reuniões mensais, apenas na pandemia elas não foram realizadas, tamanha é a dedicação dos associados e que valorizam esse encontro pela importância que a associação conquistou na cidade. Cristina conta que sempre tem um jantar junto e inicialmente o encontro era na chácara do Seu Macedo, como também foram acontecendo na casa de empresários que cediam o espaço para as discussões e confraternização.

Para participar, o associado precisa pagar uma mensalidade, o que garante uma melhor estrutura da Associação. Bem organizadas, as reuniões sempre têm um convidado para falar especificamente de um assunto, pode ser uma palestra ou tema público. Candidatos a cargos políticos geralmente são chamados para falarem sobre suas propostas. Assuntos como a vinda do outlet e seus impactos foram assunto desde o início, ainda no mandato do Edson Basso quando foi comprado o terreno.

Na gestão do Edson Ribeiro tinha o mês do prefeito, em que faziam uma relação de perguntas para o prefeito com temáticas do ano todo. No ano seguinte levantavam as questões pra ver se estava cumprindo o que tinha falado e analisar como estava o andamento da gestão. Sempre com uma pauta bem definida, o presidente é quem inicia a reunião, apresenta a pessoa convidada e ao final confraternizam com o jantar. No final de ano familiares também podem se juntar a eles para festejar.

“Uma associação que transforma o empresário em um amigo. Tem objetivos, cumpre com sua função social, mas é uma reunião de empresários que falam de seus negócios, discutem assuntos relevantes para a sociedade, independente do segmento em que atua, trocam ideia de negócios. Fazem parte do contexto da cidade”, declara Edson. Cristina complementa que atualmente 45 pessoas são associadas.

Conquistas marcantes
Edson lembra que a Associação cobrou muito a questão da marginal, que foi o assunto de maior motivação para criação do grupo. Até que conseguiram uma parceria. Detalha que na época a Prefeitura cedeu caminhões e motorista, enquanto a Associação pagou o material e a obra acontecia nos sábados e domingos. São cerca de dois quilômetros de rua que liga desde o cemitério Santo Ângelo e desce até o Itaqui.

Somente a Expedicionários fazia esse sentido do Centro ao bairro e na época era em péssimas condições. Então foi feito um acordo com a Prefeitura na época, que cedeu uma estrada em troca deste trecho para ter acesso à rodovia.

Um trecho que foi uma grande conquista porque facilitou muito para os moradores e empresários da região. Recentemente a marginal foi asfaltada, mas ainda continuam atuantes nesta questão para melhorar a sinalização, porque muitos transitam na contramão e não respeitam a velocidade.

A Creche Diva Ferreira Reinke também foi criada pela Associação em espaço cedido pela Igreja Presbiteriana do Itaqui. Eles frisam que as empresas contribuíam para manter a creche, pagando professoras, e mais tarde o espaço se tornou uma escola. Mas sempre foi uma referência para as famílias da região.

Expansão
A Itaqui Associação de Amigos e Empresários ficou bastante conhecida e os empresários de outras regiões queriam participar, com isso ampliou sua atuação. Adquiriram com o Sindilouça a atual sede - na Rua XV de Novembro, Centro de Campo Largo -, da qual são donos de 80% do imóvel, onde realizam as reuniões.

Edson comentou que uma vez conversando com o Marcelo Puppi (in memorian), ele disse que a reunião do Itaqui é na terça e esperam o dia seguinte para saber qual foi o assunto debatido ali na reunião. Questões que norteiam muitas vezes pautas importantes na cidade.

Presidentes

Assumiu a presidência da Associação neste amo, para uma gestão de dois anos, o empresário Marco Aurélio Ivanoski, conhecido por Borracha, e como vice-presidente Luciano Moraes e Silva.
Já foram presidentes os empresários:

Sergio Roberto Marsiglio (1996 - 1997)
Francisco Luiz Romanguera Macedo (1996 a 2001 como presidente de honra)
José Ripka Ribeiro (1997 a 2005)
João Francisco Ansolin (2002 a 2003 presidente de honra)
Nelson Cipriano Martinez (2002 - 2003)
Milto Evaldo Ribeiro (2005 - 2006 / 2012 - 2013)
Dr. Volnei José Guareschi (2006 - 2008)
Aristeu Rivabem (2008 - 2010)
Roberto Martins de Vargas (2010 - 2011)
Marcelo Antonio Weber (2019 - 2022)