Chácara Floresta, Granja, Subestação de Enologia, Parque Cambuí e Parque Newton Puppi. Quanta história tem apenas neste local onde foi realizada a cerimônia comemorativa ao aniversário de Campo Largo
Chácara Floresta, Granja, Subestação de Enologia, Parque Cambuí e Parque Newton Puppi. Quanta história tem apenas neste local onde foi realizada a cerimônia comemorativa ao aniversário de Campo Largo, os 152 anos de emancipação política, neste dia 23 de fevereiro. No Casarão, reformado, a exposição “Cultivando histórias e memórias” valoriza nossa história. O evento teve presença de autoridades municipais, grupo de escoteiros Eco 188 e também alunos da rede municipal.
Lindamir Ivanoski iniciou seu discurso lembrando que ali, no dia 02 de junho de 2020, Marcelo Puppi (in memorian) entregava o Casarão reformado e revitalizado, focando no resgate histórico do patrimônio, e neste dia 23 o prefeito Mauricio Rivabem entrega um espaço dedicado a exposições que valorizam os artistas e cultura local.
Relatou que o parque era a chácara que pertencia ao desembargador Clotário Portugal e foi adquirida em 1943 na gestão do interventor Manoel Ribas. No ano seguinte foram doadas pelo Estado do Paraná ao Ministério da Agricultura e em 1945 definitivamente a área administrativa e de pesquisa de campo, a então Subestação de Enologia, onde eram desenvolvidos projetos de fruticultura e enologia, com difusão de cepas vindas da França e Alemanha.
Foram muitas pessoas que se dedicaram ali às pesquisas, adaptando as espécies às nossas condições climáticas. Em 1969 foi denominada de Estação Experimental de Enologia, mas na década de 70, uma praga atingiu os parreirais, as “margarodes”. Assim, os projetos foram desativados e a área retornou ao governo, sendo em 1982 transferida para Campo Largo – lembrou Lindamir.
Também presente na cerimônia, João D’água, presidente da Câmara Municipal, declarou ser uma honra fazer parte dos 152 anos de Campo Largo. “Cidade que tem marcas das mãos da nossa gente, que ajudou a construir quem somos hoje”, frisou, citando que quer retribuir com muito trabalho essa rica cultura e tradição que se preservam.
23 de fevereiro
Campo Largo foi elevada à categoria de Distrito Judiciário pela Lei 23 de 12 de março de 1841. Em 02 de abril de 1870, pela Lei Provincial nº 219, foi criado o município, com território desmembrado do município de Curitiba. Porém, a instalação oficial ocorreu no dia de 23 de fevereiro de 1871.
Investimentos
O prefeito Mauricio Rivabem valorizou os 152 anos de história da cidade, quando sonharam com uma grande cidade, a qual tem 1249 Km2, com pessoas a 84Km do Centro que também precisam de estrutura. Reconheceu pessoas que dedicaram um pouco de suas vidas para fazer a cidade que temos hoje.
Aproveitou a oportunidade para destacar importantes investimentos na cidade, como três novos postos de saúde, mais duas escolas - inclusive a maior de Campo Largo na antiga Legrand - e quatro ou cinco frentes de asfalto. Acontece hoje a maior obra da história em Campo Largo, o complexo da Ema Taner, e na semana que vem será lançado o projeto da Alcebíades Guimarães, o qual, segundo ele, “é um sonho muito antigo da população”. Destacou, também, vale-alimentação aos funcionários públicos no valor de R$ 600 desde janeiro deste ano.
Mauricio frisou que, sem dúvida, Campo Largo é a melhor cidade da região metropolitana a se viver. Não à toa Alphaville na cidade e investimentos vindo para cá. Comentou que há somente 43 guardas municipais, pouco em relação a outras cidades, mas que quantidade não é qualidade, o que faz Campo Largo ser uma das cidades mais seguras na região. “Muito orgulho em ser prefeito de Campo Largo, que se desenvolve. Que estes 152 anos seja um presente para todos nós, lembrando sempre da qualidade de vida aqui”, conclui.