Trânsito em região escolar acaba sendo uma das reclamações do retorno
A segunda-feira (14) foi marcada pelo retorno de mais de 14 mil alunos nos Centros Municipais de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas municipais.
Conforme relatado pela Secretaria Municipal de Educação à Folha, as escolas e Cmeis estavam preparados para dar as boas-vindas a mais um ano letivo. “Juntos estamos trabalhando para oferecer a melhor estrutura, apoio didático-pedagógico com formações e encaminhamentos que assegure o acesso à inclusão, igualdade e permanência. As instituições de ensino e seus profissionais estavam preparados para receber os estudantes e seus familiares, após as orientações sobre do ano”, declarou Dorotea Stocco, secretária da pasta.
A recepção aos estudantes ocorreu em clima de muita alegria e entusiasmo. “Cada equipe dos Cmeis e escolas preparam com muito carinho, este primeiro contato entre professor, aluno e família. Pelos relatos recebidos enquanto secretaria municipal foram positivos sendo que alguns ajustes foram feitas e serão feitos se necessário. Os profissionais estão trabalhando com muita organização, empenho para garantir e avançarmos na qualidade de ensino ofertada. Que o ano letivo seja de muito aprendizado”, completa.
Trânsito e segurança
A Guarda Municipal também iniciou seus trabalhos voltados ao atendimento às entradas e saídas das instituições de ensino em Campo Largo. Conforme relatou o Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão, os atendimentos são realizados conforme a disponibilidade de viaturas e equipes, que atuam visando a educação no trânsito, principalmente.
“Uma das coisas que mais observamos na volta às aulas, e que infelizmente se estende por todo o ano, são os problemas relacionados ao trânsito. Há pais e responsáveis que não respeitam as vagas direcionadas às vans e transporte escolar. É primordial este respeito, porque as vans e ônibus acabam deixando ou buscando muitos alunos nas instituições e ao precisar parar longe dos portões acabam colocando essas crianças em risco. Por isso, além da orientação, também estamos realizando notificações. Também estamos atentos ao uso do dispositivo de retenção para crianças – bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação. Ao verificarmos a não utilização dos mesmos, iremos orientar e notificar.”
Durante esta semana a Folha recebeu reclamações de leitores que tiveram entradas de garagem bloqueadas por veículos. “É importante que os pais ou responsáveis se atentem à sinalização do local, se há garagem, áreas de visibilidade e evitem parar em filas duplas, pois tomadas de decisões como estas acabam impactando muito o trânsito próximo às escolas e colégios e são passíveis de notificações”, alerta.
Transporte escolar
O tema do transporte escolar também volta às reclamações de leitores da Folha de Campo Largo. Segundo pais que entraram em contato, há retirada de linhas de determinados bairros e algo, que poderia ter sido feito de forma gradativa, acabou sendo feito de imediato.
Buscamos a Prefeitura para falar sobre o assunto, que respondeu por meio de nota: “o município respeitará todas as diretrizes determinadas pelo Governo do Paraná para o fornecimento do serviço de transporte escolar para o ano letivo de 2023. A partir das normativas de georreferenciamento, o serviço no município de Campo Largo vai totalizar 55 linhas”.
Ainda, a nota traz que conforme a Resolução nº 777/2013 da Secretaria Estadual de Educação (SEED), que dispõe sobre o Programa Estadual de Transporte Escolar, têm direito ao transporte escolar público os alunos da Educação Básica, da zona rural e urbana, matriculados na Rede Estadual da Educação e que residam a uma distância igual ou superior a 2.000 metros (ou dois quilômetros) das escolas em que estão matriculados.
Como Campo Largo segue o Sistema de Georreferenciamento do Governo Estadual, que consiste em encaminhar os alunos da rede pública à escola estadual mais próxima de sua residência, esse mapeamento de escolas e residências é realizado através da conta de energia elétrica, sendo que os postes de luz são georreferenciados. Para validar este sistema em Campo Largo, Ministério Público e vereadores reuniram-se concordando com a forma apresentada.
De acordo com o Governo Estadual, com o Sistema é possível identificar alunos e escolas, localizar residências e vagas escolares e relacionar moradias e critérios de proximidade para garantir as vagas. Este sistema foi criado para atender a legislação vigente, que garante ao aluno o direito de estudar na escola mais próxima.
“Atenção: o Governo Estadual determina que, caso indicada a matrícula em instituição de ensino mais próxima à residência do aluno (dentro do raio dois quilômetros), mas o seu responsável legal opte por matrícula em escola mais distante, o encargo do deslocamento do aluno recairá sobre o responsável legal, que deve ficar ciente no momento da matrícula sobre a sua responsabilidade quanto ao transporte do aluno, já que optou por matrícula em escola mais distante da residência, mesmo havendo vaga escolar dentro da área de dois quilômetros. O município de Campo Largo manterá, também, na integralidade, o transporte escolar rural e o transporte escolar aos estudantes com deficiência, independentemente do raio de distância de dois quilômetros”, destaca a nota.
Em caso de dúvidas, sobre o transporte escolar, pais e responsáveis podem contatar o Governo do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Sul, através do e-mail duvidastransportenre@gmail.com ou telefone (41) 3277-7353. A Prefeitura Municipal de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também está disponível via e-mail transporteescolar@campolargo.com.br e Ouvidoria no 156.