Chuva formou mais buracos piorando a atual situação precária, prejudicando veículos grandes e particulares
Nesta semana, a Redação da Folha de Campo Largo recebeu várias fotos que mostram o real estado da PR-090, entre Bateias e Abapã. Estão sendo registrados casos de ônibus, ambulâncias, veículos particulares e outros atolados e que precisam ser socorridos por tratores de moradores da região, que se prontificam a ajudar.
A Folha conversou com Silvio Bertolini, um dos líderes do movimento PR-090, que explicou melhor sobre a situação. Ele retrata que foram realizadas reuniões para melhorias, inclusive com a presença de autoridades estaduais e municipais, para chegar a uma melhoria para a região, entretanto, nada ainda avançou ou foi feito.
“O que podemos considerar uma conquista, com ressalvas, na região foi a conservação de trechos da estrada, feitos pelos Departamentos de Estradas de Rodagem do Paraná. Ficou dividido entre os departamentos de Curitiba e Ponta Grossa. Do Km 37 até a ponte do Rio Açungui, que é responsabilidade do DER de Curitiba, não há do que reclamar. São frequentes as manutenções e a estrada, ainda que de chão, estão boas para o tráfego. Entretanto, no trecho que vai do Km 50 até o Km 82 é onde moram os maiores problemas.”
Silvio comenta que o trecho sob responsabilidade do DER de Ponta Grossa ficou ao encargo de uma empresa para a realização da manutenção, compreendendo desde a ponte do Açungui até o Km 100. Parte deste trecho, entre o Km 82 e o Km 100, foi repassado a uma terceira empresa, parte que tem apresentado mais problemas.
“Este trecho do Km 82 até o Km 100 eles passaram a máquina em outubro do ano passado a última vez. Com as chuvas dos meses de janeiro e fevereiro, os buracos têm aparecido cada vez mais e formado atoleiros e deixam a desejar no trabalho. Recentemente a Prefeitura passou com patrolas, mas foi uma ajuda mínima, diante do que precisava ser feito aqui no interior”, explica Silvio.
Ele comenta que não foram feitos cortes de água para as caixas de contenção, que estão cheias, e acabam facilitando ainda mais para a deterioração da estrada. Não há saibramento ou corte de pedras, que podem prejudicar os veículos. “Quando pedimos respostas, cada vez é uma história. A manutenção está péssima e não é por falta de cobrarmos melhorias. Uma das nossas grandes frustrações é perceber que o Governo do Estado não apresentou projetos ou direcionou verbas para melhorias nesta região, o que nos deixa com baixa perspectiva sobre um futuro melhor”, finaliza.
Respostas
A Folha entrou em contato com o DER-PR, que respondeu: "O DER/PR informa que a PR-090, no trecho não-pavimentado entre Bateias e Abapã é atendido com serviços de conservação de revestimento primário por meio de patrolamento, melhorias do sistema de drenagem e reconformação do leito da rodovia, entre outros.
No trecho de Abapã até a Ponte do Rio Açungui os serviços são realizados pela Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR por meio de contrato específico para atender trechos da PR-090 e PR-513, um investimento de R$ 5,8 milhões, atualmente em execução e com prazo para conclusão em dezembro deste ano.
No trecho da Ponte do Rio Açungui até a Ponte Rio do Cerne I, início do trecho pavimentado, os serviços são realizados pela Superintendência Regional Leste do DER/PR por meio de administração direta, com a licitação de um contrato de conservação atualmente em trâmites internos para publicação.
Os serviços visam garantir as condições de trafegabilidade da rodovia e evitar o acúmulo de água sobre o revestimento primário da PR-090. Como é típico de rodovias dessa categoria, elas são mais vulneráveis aos efeitos das chuvas, particularmente intensas nos últimos meses, com as melhorias sendo realizadas assim que as condições climáticas permitem".