A escola será dividida em dois endereços; a SME buscou por prédios que pudessem comportar todos os 880 alunos, mas não há disponíveis para locação
Foi anunciado pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que as aulas dos estudantes da Escola Municipal Reino da Loucinha, no Centro, iniciarão em outra localidade, devido a obras de ampliação no prédio atual. Conforme divulgado, a proporção da obra exige tal ação, pensando na segurança e na qualidade do repasse de conteúdos escolares, devendo ficar alocado em outros prédios pelo período de um ano.
Os estudantes da Educação Infantil – turmas do Infantil 4 e 5 –, Ensino Fundamental (1° e 2° anos) e Sala Multifuncional estarão alocadas durante o período no Centro Catequético Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que conta com estrutura de dez salas de aula, cozinha, pátio e refeitório e fica localizada na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 2435, Centro.
Já os estudantes do Ensino Fundamental 3°, 4° e 5° anos ficarão alocados no Centro Catequético do Santuário do Senhor Bom Jesus, que conta com nove salas de aula, cozinha, pátio e Secretaria Escolar que atenderá todas as turmas e está localizado na Avenida Bom Jesus, 333, Bom Jesus.
A SME declarou que houve uma busca por locais adequados que comportassem todos os alunos juntos, porém neste momento não há imóveis disponíveis para locação que comportem todos os 880 alunos da escola Reino da Loucinha. Sendo assim, a Escola Reino da Loucinha e a Secretaria Municipal optaram pela transferência para dois locais, levando em consideração as demandas coletivas e alguns critérios para o bom desempenho pedagógico, como número de alunos de cada turma, faixa etária, disponibilidade de salas em cada local e segurança.
Informam ainda que a Escola Reino da Loucinha está no prédio localizado na Avenida Centenário há 20 anos e teve mais de quatro mil estudantes acolhidos, tendo reconhecido o desempenho. “Esta obra é uma maneira de juntos, Secretaria de Educação, Escola Municipal e APMF, honrarem este legado de busca constante pela qualidade de ensino ofertado”, declara.
A Folha entrou em contato com a Paróquia da Aparecida e com o Santuário do Bom Jesus para verificar como ficarão as aulas da catequese e foi informada que não haverá interferências no andamento das atividades. Na Aparecida, as aulas da catequese acontecerão nas terças e quartas-feiras a partir das 19 horas. No Bom Jesus, as aulas acontecem nas terças e quartas-feiras a partir das 18h20 e aos sábados pela manhã.
Entenda a obra
Segundo divulgação, a Escola Municipal Reino da Loucinha recebeu pedido da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) solicitando a troca do telhado do auditório e da biblioteca e encaminhou à Secretaria Municipal de Educação, que deu continuidade ao pedido e o licitou, tendo como prazo para a conclusão da obra inicial o período de quatro meses.
A obra iniciou em 19 de dezembro de 2022, logo após o fim do ano letivo, e por se tratar de uma reforma concentrada apenas no auditório e na biblioteca o intuito era de encerramento em abril de 2023. Tal previsão permitiria iniciar o ano letivo com os alunos no mesmo espaço físico, assegurando a segurança e bom andamento pedagógico. Porém, devido ao grande volume de chuvas nos meses de dezembro e janeiro, bem como outros problemas estruturais do prédio escolar que foram detectados ao longo da obra, será necessário ampliar os serviços. E essa nova situação exigirá a execução em uma segunda fase de obra com projeto contra incêndio, ampliação da cozinha entre outras melhorias.
Partindo desta mudança expressiva no projeto da obra - passando de uma reforma de pequeno porte para uma obra de grande porte com reforma geral de toda escola - optou-se pela transferência dos estudantes para outro local.
Apoio à comunidade escolar
“A SME está ciente dos transtornos que ocorrerão neste período para pais, professores, alunos e transporte particular, mas solicita encarecidamente que todos compreendam a grandiosidade do trabalho que será realizado para tornar a estrutura física da Escola Municipal Reino da Loucinha robusta e adequada, atendendo todas as reivindicações feitas pela APMF e indo além com as novas adequações”, ressalta. “A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, se coloca à disposição para demais esclarecimentos, se compromete a manter um diálogo aberto e constante sobre o andamento da obra, e agradece a compreensão e o apoio de todos neste período de mudanças na rotina desta comunidade escolar”, conclui.
Para mais informações, o canal de atendimento é via telefone da SME (41) 3291-5173 e e-mail: educacao@campolargo.pr.gov.br.
Nesta quinta-feira (09) acontece uma reunião com a presença dos pais e responsáveis, às 19h, no Centro Catequético da Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde a obra e a mudança será apresentada com mais detalhes.