Já foram realizadas 89 rodadas da 30ª Gincana do Caminhoneiro ao redor do país, e a última fase, 90ª, será realizada neste final de semana, na cidade de Joinville, em Santa Catarina
Já foram realizadas 89 rodadas da 30ª Gincana do Caminhoneiro ao redor do país, e a última fase, 90ª, será realizada neste final de semana, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Entre os competidores, dois campo-larguenses, sendo eles Renato Ribas, já classificado para a final, e Alexsandro Andréia, que disputa a semi-final para conseguir uma das últimas vagas para a final, realizada no próximo sábado (05). A Folha de Campo Largo conversou com os dois competidores, que falaram mais sobre as provas e a expectativa da final.
Renato é caminhoneiro desde 1999 e participa das gincanas desde 2003, mas nunca chegou a ser campeão. Ele conseguiu se classificar em uma semifinal, realizada no Posto Turmalina, na cidade de Cordeirópolis, estado de São Paulo, já na 7ª etapa, realizada em maio de 2022 e agora aguarda para disputar a grande final. “As provas são de habilidade no volante, fazendo um percurso com alguns obstáculos em menor tempo na bateria de competidores, que são 18 caminhoneiros. Ainda que sejam parecidas, e eu já participe há alguns anos, eles sempre mudam, então não tem como dizer ou treinar para a final. O segredo é estar bem descansado, calmo e fazer o melhor possível”, comenta.
Ele conta que as provas de habilidade na direção envolvem seguir no sentido normal da via, dar ré e fazer baliza, sempre considerando o tempo – o maior adversário. Renato foi classificado com o tempo de 23.900 segundos, sendo que o segundo colocado ficou com a marca de 24.729.
Já Alexsandro disputará a semifinal, tentando uma vaga para a final. Se classificado, irá disputar a final também contra o Renato, seu conterrâneo. Ele é caminhoneiro há 15 anos, filho de motorista de ônibus e com um filho já trilhando os caminhos do pai, também participando da gincana.
A Gincana
Todos os caminhoneiros de olho no cobiçado prêmio da 30ª temporada da gincana: um caminhão IVECO Tector zero km. O Posto Zandoná 5 – localizado na BR 101 km 47, Nova Brasília - em Joinville/SC, foi escolhido para sediar os momentos finais da temporada. Os ‘gincaneiros’ de todo o país terão chance de participar da última etapa, que renderá cinco vagas para a quinta semifinal, que acontece no sábado, dia 4 de fevereiro.
Para isso, o caminhoneiro deve mostrar que domina o caminhão ao percorrer o trajeto demarcado com cones, numa relação tempo X habilidade, com o intuito de não derrubar nenhum obstáculo. Aquele que registrar a melhor performance da etapa, garante vaga para a semifinal, onde estarão reunidos os 18 melhores tempos da quinta para disputar cinco vagas para a grande final do evento. Nesse dia, serão realizadas três tomadas de tempo e então revelados os últimos classificados para a final (dia 5/2), quando o Posto Zandoná 5 receberá os 25 finalistas para ver quem será o campeão da 30ª GDC.
A Gincana do Caminhoneiro é muito mais que a disputa de slalom. O evento também oferece a oportunidade aos caminhoneiros de dedicarem um tempo para autocuidados, onde serão realizadas as seguintes ações: aferição da pressão arterial, checagem da glicemia, cálculo do IMC (índice de Massa Corpórea), além do acesso garantido a um painel com dicas de alimentação e exercícios para uma vida mais saudável. E, com o apoio da Nexpro, os caminhoneiros de passagem pela GDC poderão ainda cortar o cabelo e aparar a barba, e ganhar brindes em sorteios diários.
A participação na 30ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação e disputa pelo caminhão zero km, o participante do teste de habilidade deve apresentar, no momento da inscrição, um cupom fiscal com o consumo de R$ 1.000,00 em diesel ou ter adquirido um balde de óleo Lubrax Top Turbo / Top Turbo Pro, Avante ou Extremo HD nos postos da Rede Siga Bem. O cupom tem validade de até sete dias antes da etapa.