Mudança feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente amplia o serviço de recolhimento de resíduos recicláveis na cidade que é realizado por empresa contratada para a coleta de lixo
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, informa que, ao longo do segundo semestre de 2022, realizou importantes estudos para alterações na rota da coleta seletiva na cidade, em conjunto com a empresa terceirizada HMS Transporte de Resíduos - a responsável pelo serviço e que atende toda a área urbana no município.
Esse movimento resultou em uma nova setorização da rota, com ampliação da coleta no centro da cidade, e também aumento da frequência nos bairros mais populosos. A novidade entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2023 e será de segunda a sábado, no período diurno, e é exclusiva para os seguintes tipos de resíduos: papéis, plásticos, vidros e metais.
Mirela Jacomasso Medeiros, analista ambiental da pasta, explica que “o intuito da mudança é ampliar a frequência da coleta nos bairros e assim aumentar a quantidade de material reciclável recolhido pela Prefeitura, pensando em conjunto com as atividades de educação ambiental para melhor sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem”.
Novos Setores - Em conjunto, a Secretaria Municipal e a empresa terceirizada dividiram o município em quatro setores, para uma rota com circulação média maior na maioria das localidades, em comparação à dinâmica anterior de recolhimento “Nosso esforço é para que a maior parte do município tenha pelo menos duas vezes na semana a coleta, e assim se programe e amplie o hábito da reciclagem, não gerando desmotivação e nem tanto acúmulo”, afirma Jonathan Karp, engenheiro ambiental da empresa HMS Resíduos.
Confira abaixo a divisão dos setores ampliados (verde, laranja, vermelho e azul) e a nova frequência do recolhimento:
Verde - Itaqui, Balbino Cunha, Botiatuva, Água Claras, Bom Jesus, N. S. Aparecida, e N. S. Pilar / coleta duas vezes na semana: segundas e sextas-feiras
Azul - centro / coleta três vezes na semana: segundas, quartas e sábados.
Laranja - Itaqui de Cima, Itaboa, Rivabem, Ouro Verde, Cambuí, Rondinha Abaixo, Cercadinho Abaixo e Ferraria / coleta duas vezes na semana: terças e quintas-feiras
Vermelho - Bateias, Salgadinho, Rondinha Acima, Colônia Figueiredo, Cercadinho Acima, Colônia Dom Pedro e Ferraria Acima / coleta uma vez na semana: quartas-feiras
Você também pode acessar o mapa com a divisão dos setores neste link:
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1AOsR0y-JUIOTv0WE-hR0necO1igl6Bc&usp=sharing
Atenção: o novo mapa já foi baseado na nova Lei de Bairros, portanto ele contempla os bairros oficiais. A divisão alcança, dentro de um bairro ou distrito, diversas outras localidades que se aproximam da nomenclatura principal.
Dicas de descarte - “Solicitamos aos moradores que verifiquem em qual setor estão, e acompanhem a coleta de recicláveis, separando corretamente seus resíduos. Mais que lixo, eles geram renda e são uma forma de preservarmos o planeta. O ideal é que os resíduos sejam descartados da mesma forma que a coleta comum, nos locais apropriados para lixo ou colocados na frente das casas, em lugar de fácil acesso, um dia antes da passagem. Esse tipo de resíduo pode ser leve, ou voar com facilidade, ou ainda ser espalhado por animais de rua, então ao ficar exposto muito tempo também pedimos que as pessoas se atentem para o correto acondicionamento. Pense sempre na segurança daqueles que recolhem”, orienta Adley Figueira, encarregado da coleta em Campo Largo pela HMS Resíduos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente lembra que os reutilizáveis e recicláveis devem estar limpos e secos, e podem ser disponibilizados para coleta em qualquer tipo de embalagem como sacos de lixo, pacotes de ração, caixas de papelão, etc, desde que seu volume possa ser carregado sem uso de máquinas. Se forem sacos de lixo preto, a orientação para não ocorrer confusão com o lixo comum é colocar o saco no chão. E embrulhe vidros e objetos quebrados para evitar acidentes.
A Prefeitura pede atenção dos campo-larguenses, pois acidentes com coletores de lixo vêm se tornando cada vez mais frequentes na região.” É uma situação que exige atenção, e até mesmo consideração de quem descarta, pois o trabalho de coleta precisa ser rápido para poder atender todo o município”, indica Mirela Jacomasso Medeiros.
Destino - Tudo o que é recolhido pela coleta de recicláveis - em caminhões do tipo baú - é destinado para a triagem nas Associações e Cooperativa de catadores na cidade que possuem vínculo com a Prefeitura Municipal. Os resíduos nas associações são separados por categoria para posterior venda e geram renda aos catadores da cidade.
Faça a sua parte: evite acidentes, separe os resíduos e procure realizar o descarte corretamente, nos dias pré determinados das diferentes coletas realizadas pelos prestadores de serviços. Além da coleta de recicláveis, segue normalmente a coleta de resíduos comuns (orgânicos), e coletas de material vegetal, de móveis inservíveis e de madeira, as quais são realizadas mediante prévio agendamento telefônico pelo número 0800 6450506
Compartilhe com os vizinhos e familiares e apoie as equipes.
Juntos mantemos Campo Largo limpa e bonita!