Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 11:41:37
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Saúde

Campo Largo inicia nova fase da campanha Influenza

Sábado passado aconteceu a campanha Dia D de Vacinação que abrangeu idosos e trabalhadores da saúde, finalizando a primeira etapa da imunização contra Influenza.

Campo Largo inicia nova  fase da campanha Influenza

Sábado passado aconteceu a campanha Dia D de Vacinação que abrangeu idosos e trabalhadores da saúde, finalizando a primeira etapa da imunização contra Influenza. Agora a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza entra em nova fase e inclui diversos outros grupos. Por ser acumulativa, aqueles da primeira fase são mantidos, mas há agora uma ampliação da cobertura da imunização que estende a oportunidade para as pessoas atualizarem as carteiras de vacinação.

Em 2021, de modo geral, todos os estados brasileiros apresentaram baixa adesão da vacinação contra Influenza, para todos os grupos alvos, provavelmente relacionada à aplicação simultânea da vacina contra a Covid-19. Isso resultou em uma epidemia de um novo vírus, a variante H3N2, que aconteceu em janeiro de 2022 após aumento de casos confirmados. Essa condição teve fim no dia 30 de março, com a queda dos casos, mas ilustra a importância de não deixar de vacinar-se contra a gripe este ano.

A vacina aplicada é a atual versão trivalente que protege contra os vírus da Influenza B, H1N1 e o novo H3N2. São as 3 cepas que causaram o maior número de infecções do ano passado para cá. É importante ressaltar que a vacina não reduz o risco de contágio por coronavírus e ela pode ser aplicada junto com a vacina contra a Covid-19: uma em cada braço. Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina é anualmente atualizada para que a dose seja efetiva contra novas cepas identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste momento, a vacinação será expandida para os seguintes grupos:

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Povos indígenas;
- Professores do ensino básico e superior (comprovar atuação com uma declaração da escola ou via documentos como carteira de trabalho, holerite, carteirinha da ANTT)
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de Segurança e Salvamento, e Forças Armadas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos);
- População privada de liberdade.

A campanha segue em vigor até dia 03 de junho de 2022 e o objetivo continua sendo prevenir o agravamento dos casos da doença, reduzindo sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga para os serviços de saúde.

Como foi o Dia D da Vacinação
No último sábado (30) foi realizado um multirão especial para imunização dos campo-larguenses contra o vírus Influenza. Todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas do município receberam a população pela manhã e tarde e imunizaram 1.019 pessoas contra a Influenza e 743 pessoas contra o sarampo.

Vale ressaltar que todas as UBS do município continuam a receber pessoas que abrangem o grupo da primeira etapa de imunização, a campanha foi apenas estendida. As UBS também estão preparadas para imunizar a população contra outras doenças também.