14-09-2010
Um estudo feito por pesquisadores espanhóis mostra a importância de reduzir a quantidade de cloro nas piscinas.
14-09-2010
Um estudo feito por pesquisadores espanhóis mostra a importância de reduzir a quantidade de cloro nas piscinas. De acordo com a pesquisa, esses produtos têm a capacidade de provocar mutações permanentes no DNA, o que pode levar a doenças como o câncer.
Depois de analisar os usuários de duas piscinas, pesquisadores do Centro de Pesquisas de Epidemiologia Ambiental, em Barcelona (Espanha), registraram efeitos dessas substâncias em 49 adultos saudáveis após 40 minutos de nado. Os cientistas analisaram marcadores que indicam o risco de câncer em pessoas saudáveis e descobriram que os níveis dessas substâncias aumentaram no corpo.
Apesar disso, Manolis Kogevinas, diretor do centro de pesquisas, diz que os resultados não devem tirar o estímulo das pessoas para esse esporte.
- O efeito positivo do nado sobre a saúde pode ser maior se as pessoas reduzirem os níveis dessas substâncias nas piscinas.
O estudo diz que é possível diminuir a quantidade desses produtos nas piscinas se as pessoas "tomarem banho antes de nadar, usarem toca e evitar urinar na piscina". De acordo com os pesquisadores, é preciso analisar os efeitos dos desinfetantes de piscina por períodos maiores do que 40 minutos.
Fonte: R7 Notícias