A Folha recebeu nesta semana reclamações sobre superlotação em horários que geralmente são de pico
A Folha recebeu nesta semana reclamações sobre superlotação em horários que geralmente são de pico. Um dos horários que mais foram reclamados pelos usuários foi do ônibus da linha J02 - Terminal Urbano de Campo Largo/Campina do Siqueira, que sai às 05h50. Outro falou que após às 17h30 isso também acontece.
Apesar de muitos trabalhadores estarem afastados do trabalho para evitar a contaminação pelo Covid-19, há ainda quem precisa pegar o coletivo para chegar aos seus trabalhos, sendo que há um grande número de profissionais da saúde entre eles que acabam se expondo ainda mais aos riscos de pegar alguma doença, já que além do trabalho nos hospitais e UBS, precisam enfrentar ônibus lotados. A preocupação é que a contaminação acabe se alastrando ainda mais, com o ônibus lotado.
Sobre a situação apresentada à Comec, por meio da Folha de Campo Largo, a instituição respondeu: "Identificamos que a Linha Direta de Campo Largo apresentou uma lotação de cerca de 75%. Vamos ajustar já nesta quinta-feira (26). Fora essa linhas, todas as outras até agora com lotação de banco ou menos. São quase 200 linhas operadas pela Comec que estão sendo diariamente monitoradas e todas as medidas necessários estão sendo tomadas".
Por causa da diminuição do número de passageiros, a Comec vem anunciando diariamente as mudanças que têm sido feitas para atender a demanda de passageiros, que mudou no quadro atual. Nesta quarta-feira (25), o anúncio da adoção da tabela de horários de sábado permaneceu, mas ressaltou que acontecerão saídas mais espaçadas fora do horário de pico - entre 8h e 16h e após 20h. Essas medidas estão disponíveis no site . As tabelas de horários de sábado representam cerca de 64% do atendimento realizado em dias úteis. "Mais uma vez ressaltamos que é preciso a compreensão de todos, pois estamos passando por um momento extremamente atípico, onde é necessário racionar recursos, evitando o colapso do sistema e a paralisação deste serviço tão importante. Entendemos que ele é suficiente para atender a atual demanda, que tem sido de aproximadamente 31% do que é realizado em dias úteis normais", finaliza o posicionamento oficial.