Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 05:05:46
Saúde

Vacina contra 4 tipos de dengue

06-09-2010

Vacina contra 4 tipos de dengue é testada em humanos no Brasil. Ao todo, 23 voluntários receberam a dose e não tiveram reações adversas.

Vacina contra 4 tipos de dengue

06-09-2010

Uma vacina contra os quatro tipos de dengue já está em fase de testes em humanos no Brasil há duas semanas, segundo o infectologista Reynaldo Dietze, diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), que coordena o estudo.

A pesquisa é uma parceria entre a universidade e o Laboratório Sanofi Pasteur, acompanhada pelo Ministério da Saúde. Os 23 voluntários que já receberam as doses não apresentaram reações adversas, de acordo com o pesquisador.

As mortes por dengue bateram recorde este ano. Desde o início de 2010, a dengue matou pelo menos 530 brasileiros. Esse número, que considera apenas os oito meses deste ano, já supera o antigo recorde, registrado em 2008, quando a doença fez 478 vítimas. Os Estados de São Paulo, com 120, e Minas Gerais, com 82 mortes confirmadas, concentram 38% de todos os óbitos do país.em 20

A busca por uma vacina eficaz contra a dengue também é meta de outros centros de pesquisa brasileiros. Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e do Instituto Butantan, em São Paulo, desenvolvem, em projetos separados, vacinas que pretendem ser eficazes na imunização contra os quatro vírus que causam a dengue.

Com relação à pesquisa da Ufes, um total de150 pessoas serão submetidas aos testes em Vitória. Depois disso, a vacina será testada em outras capitais numa quantidade de pessoas maior. Esse processo deve demorar cerca de um ano e meio.

Dietze explicou que a vacina é feita a partir de um vírus vivo que é modificado geneticamente.

- É como se pegássemos o pedaço de um e colocássemos em outro. Isso desliga a patogenicidade do agente e ele não consegue causar a doença.

Segundo ele, se os testes saírem conforme o esperado, a vacina servirá contra todos os tipos de dengue e, após a conclusão dos estudos, a comercialização será discutida entre o laboratório e o Ministério da Saúde.

 

Fonte: R7 notícias