Alunos do Clotário Portugal aprendem História do Brasil de forma mais dinâmica
18/09/2015
Os alunos do 1º Ano A do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal, junto ao Professor Marcelo Antonio Bueno Moraes, da disciplina de História, realizaram a pesquisa, produção, exposição e a apresentação de trabalhos sobre “Os Primeiros Grupos Humanos no Brasil”.
As 35 classes que estudam no colégio no período da manhã, tarde e noite realizaram a visitação e assistiram a apresentação das duas equipes. Relata todo este trabalho a aluna Ana Caroline Kusinir em nome dos colegas da sala.
“A classe foi dividida em dois grupos, o primeiro sendo os caçadores e coletores e o segundo os agricultores e ceramistas, que em conjunto conseguiram apresentar um trabalho excelente. Foram seis aulas em três semanas além de aulas com o professor para pesquisar, desenvolver e montar os trabalhos sobre o assunto, mas que receberam elogios de todos, alunos, professores, funcionários, pedagogos e a direção, que se surpreenderam com os resultados.
A aluna Ana Caroline continua relatando sua experiência no trabalho. Ela acredita que não só ela, mas todos que participaram, não só aprenderam sobre o conteúdo abordado, como aprenderam também a trabalhar em equipe, o que para a aluna foi o mais interessante. “Essas três semanas se dedicando ao trabalho foram muito úteis, pois aprendemos sobre História do Brasil de uma forma mais dinâmica. Quero parabenizar as duas equipes, afinal conseguimos nos superar e fazer um grande trabalho, pois todos se envolveram e o retorno foi imediato.”
O Professor Marcelo, que foi o articulador deste processo, comenta que “após a proposta do trabalho e o desenvolver das aulas vi a empolgação dos alunos que traziam ideias diferentes e também algumas surpresas. Quando fui ao local e vi a montagem da exposição e depois o empenho e desenvoltura de meus educandos nas apresentações, fiquei surpreso e ao mesmo tempo encantado. Que este e outros trabalhos sirvam de inspiração a muitos professores na sua missão educadora”. O professor ainda deseja que a escola seja também ‘A Escola de Leonardo’, se referindo ao livro da Professora Anita Helena Schlesener sobre Política e Educação nos escritos do filósofo italiano Antonio Gramsci, o qual dizia que o papel da Escola-oficina é formar muitos Leonardos - Leonardo da Vinci com diferentes e amplos conhecimentos. Em Paulo Freire há um entendimento para uma escola dinâmica: “Não há docência sem discência”, o que se entende que todos devem estar abertos aos conhecimentos, experiências, metodologias e fazeres pedagógicos.
O professor agradece e parabeniza toda a comunidade escolar pela ajuda na realização deste e outros trabalhos.