Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 04:49:06
Policial

Suposto inseticida proibido em todo o planeta é apreendido perto de manancial

O heptacloro é um dos inseticidas que causam maior dano ao planeta. E esse, supostamente, foi o material apreendido pela PC na segunda-feira (24) perto da Represa do Passaúna.

Suposto inseticida proibido em todo o planeta é apreendido perto de manancial

25/08/2015

Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha | Foto: Juliano Cunha – Banda B

Com a venda proibida em todo o planeta, o heptacloro é um dos inseticidas que causam maior dano ao planeta. E esse, supostamente, foi o material apreendido pela Polícia Civil durante a tarde desta segunda-feira (24) perto de uma manancial da Represa do Passaúna, em Campo Largo.

Segundo Paulo Kurzlop, fiscal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), os indícios são fortes de que o material seja heptacloro, o que pode causar sanções grandes à empresa. “Antes da confirmação, eles já irão receber sanções pela proximidade da manancial. Se comprovado a pena é maior, já que se atingisse a represa, poderíamos ter um desastre ambiental que deixaria milhares de pessoas sem água na região metropolitana”, disse.

A polícia chegou até o barracão da Rua Silvio Delagrana, no bairro Ferraria, devido a uma denúncia de roubos , provavelmente de cargas.  No local estava um funcionário, que informou o que seria o material.

De acordo com o delegado Rafael Vianna, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), o suposto material é utilizado como inseticida agrícola e está proibido em todo o mundo há vários anos. “Que ele é irregular do ponto de vista ambiental, está confirmado. Ele é altamente tóxico e cancerígeno, mas as investigações continuam para descobrirmos origem e destino”, explicou.

O produto foi levado para perícia do IAP e do Instituto de Criminalística.