Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:28:12
Policial

Guarda Municipal

Campo Largo sedia reunião do Consórcio de Integração de Informações e Sistema entre Guardas Municipais
 

Guarda Municipal

12/06/2015

Na manhã da última quarta-feira (10), diversas autoridades de segurança pública da região metropolitana reuniram-se no Gabinete da Prefeitura de Campo Largo no primeiro encontro oficial dos municípios que compõem o Consórcio de Integração de Informações e Sistema entre Guardas Municipais. Além da Guarda Municipal de Campo Largo, fazem parte do programa as companhias de São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, Mandirituba e Fazenda Rio Grande. Também estão envolvidos no processo os órgãos dos municípios de Pinhais e Campina Grande do Sul. Curitiba será a próxima a ser convidada.
O vice-prefeito de Campo Largo, Flávio Humberto Borges Cordeiro, esteve presente no encontro e como anfitrião abriu as discussões exaltando a importância deste Consórcio. “Incentivamos a todos a darem o melhor de si para que este projeto se desenvolva e venha a acontecer na prática o mais breve possível, pois as comunidades das cidades envolvidas necessitam de uma melhor atuação de suas Guardas, no que se refere à segurança pública, pois todas as forças agregadas e trabalhando em conjunto poderão assim suprir tais necessidades e ainda angariar recursos para a manutenção e investimento nas instituições. Estamos à disposição no que pudermos ajudar”, cita.
Seguido das palavras do vice-prefeito, os participantes puderam trocar experiências vividas no dia-a-dia. Uma das metas da criação do Consórcio é para que estas dificuldades que as Guardas enfrentam em seu cotidiano possam ser amenizadas, com a angariação de mais recursos.
Outro ponto discutido e que fará parte do projeto é a criação de uma Central de Informações Integradas, onde todas as corporações terão acesso imediato às informações sobre crimes, pessoas, veículos e outros, bem como contato com as demais forças policiais, para que eventos que venham a acontecer possam ser atendidos o mais breve possível, dando assim uma rápida resposta à população.
Através da Central, poderá ser viabilizada a criação de projetos para angariar recursos a todas as companhias, possibilitando a interligação de informações com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), criação de uma escola padronizada para a formação dos Guardas Municipais, bem como possibilitar uma padronização do visual entre todas elas.
Ficou acordado o próximo evento que irá acontecer no dia 30 de junho de 2015, no município de Fazenda Rio Grande.
Cidades
Um dos quesitos necessários para os município participantes do projeto é que ele já tenha implantado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), através do decreto de Lei 112/2014.
Em Campo Largo, o GGI já está sendo implantado e sua organização já está em andamento, isso considerando a Lei Federal 11.530 de 24 de outubro de 2007 do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).
Cada município participante deverá prover de uma Lei Municipal para criar a possibilidade legal de ingresso ao Consórcio. Para facilitar a elaboração desta Lei, ficou acordado entre os participantes que um esboço será feito para a explanação e discussão em uma próxima reunião, está Lei terá o mesmo teor em todas as cidades.
Dentre as localidades que estão ingressando ao projeto, somente Mandirituba ainda não possui o GGI-M. De acordo com seu secretário de Defesa Social, João Batista de Oliveira, seu município implantará o mais breve possível.