Funcionários da Secretaria de Assistência Social recebem treinamento básico de Libras
22/05/2015
Trinta funcionários da Secretaria de Assistência Social (SMAS) estão recebendo treinamento básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A seleção, realizada através Gestão de Pessoas, da Secretaria, inclui funcionários das Proteções Especial e Básica e do Administrativo.
O curso é ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), por meio do Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES) há seis anos, com sede na Escola Municipal Primeiro de Maio, e atende os setores públicos e privados. Segundo a Professora Daniela Liberato, “o curso tem como objetivo principal a divulgação e propagação da Cultura Surda e da Linguagem de Sinais”.
A capacitação tem um tempero especial: é a presença de Alunos Instrutores Surdos, que são agentes multiplicadores da Libras e exercem papel fundamental para o sucesso do curso, dando condições aos participantes de entenderem na prática, também, a Cultura Surda. “Suas atividades são amparadas e planejadas por professoras especializadas”, diz a professora Maria Claudia Lunardon.
Utilizando a Língua de Sinais, o Aluno Instrutor José Marcelo Pereira de Miranda (12) diz: “gosto de ajudar e me sinto feliz”, demonstrando prazer em servir ao próximo. “Pretendemos que futuramente este trabalho seja conduzido por ex-alunos instrutores”, complementa Lunardon.
Importância do curso
Este momento vivenciado pelos funcionários da Secretaria de Assistência Social tem sido de grande importância para o atendimento direto aos usuários portadores da Surdez, “Quando não tínhamos o conhecimento, muitas vezes precisávamos escrever para nos comunicar, porém nem todos, infelizmente, são alfabetizados e hoje há condições mínimas de comunicação para atender a demanda de Surdos, relata a Assistente Social, do CRAS-Ferraria, Elizandra Lencim.
Sobre o CAES
O Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez – CAES, destina-se ao atendimento de alunos surdos, que em função de sua perda auditiva, comunicam-se e interagem com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura, ideias, valores, principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
A finalidade do CAES é, em contraturno ao da escolarização, o ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa, como segunda língua (na modalidade escrita), para alunos surdos obrigatoriamente desde a educação infantil, conforme o Decreto Federal n°5626/2005.
A proposta do atendimento se faz por uma educação bilíngue – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa escrita. Os alunos são agrupados por faixa etária ou nível de escolaridade, visando um maior aproveitamento do conhecimento da língua.
Formação dos professores
Quanto à formação exigida para este trabalho, de professora de apoio pedagógico e intérprete, é de professora bilíngue, ou seja: formação nível superior, curso de graduação em Letras Libras – Bacharelado, pós em educação especial, formação continuada em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, adicionais, certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa do Exame Nacional em Libras – PROLIBRAS/ Mec – Nível Médio, certificado de proficiência em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa expedidos pela SEED/DEEIN/CAS-PR, declaração (intérprete ou apoio pedagógico) da FENEIS-PR (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos).
Serviço
Informações sobre o curso podem ser obtidas com o CAE pelo Facebook: Área da Surdez Campo Largo ou pelo telefone: 3292-7447. As informações sobre o CAES foram fornecidas por Agna Poletto – Diretora do Departamento de Educação Especial (SMECE).