Prefeitura inaugura nova sede do CREAS na próxima semana
15/05/2015
A partir da próxima semana, o CREAS – Centro de Referência em Assistência Social passa a atender em novo endereço, em espaço próprio, construído e planejado de acordo com as normas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A inauguração da sede será na próxima segunda-feira, 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante toda a semana estão previstas atividades – teatro e palestras - para debater questões ligadas ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, destacando a importância da prevenção para que esses casos não ocorram. As atividades, realizadas em prol ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), fazem parte da segunda edição do projeto Aprofunde seu Olhar – promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social junto à Prefeitura Municipal de Campo Largo por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e organizado pela Parabolé Educação e Cultura.
Aproximadamente mil alunos de 6 a 10 anos de idade assistirão a uma palestra com o psicólogo Marcos Alan Viana e a uma peça de teatro com o ator Carlos Moreira. A psicóloga do CREAS, Fernanda Dallagrana, ressalta que a linguagem lúdica é peça-chave para que seja possível abordar de forma efetiva essa temática com as crianças. “Ao brincar, a criança vivencia situações e emoções de forma lúdica, possibilitando o entendimento da realidade social e sua preparação para a vida adulta”, diz.
Nesta programação, localidades mais distantes do Centro, inclusive o interior do município, foram priorizadas. No dia 19 as atividades acontecem na Escola Municipal Augusto Pires de Paula em Três Córregos; dia 20 na Escola Municipal Luiz Gonçalves Monteiro em Bateias; dia 21 na Escola Municipal Nicolau Morais de Castro em São Silvestre; dia 22 no Salão Paroquial Igreja Nossa Senhora da Piedade, no centro.
A coordenadora do CREAS Regina Moro afirma que o interior foi priorizado justamente porque as ações das instituições em geral concentram-se no Centro do município. Sobre a nova sede do CREAS, Regina destaca a importância de poder oferecer um atendimento adequado à população, inclusive com salas planejas de modo a garantir a privacidade dos usuários do serviço. “A sede será referência permanente do serviço, favorecendo o fluxo e preservando a individualidade de cada um”, considera.
Espaço físico
A área total é de 216,60 m2 e abrange salas de Atendimento Familiar, Salas de Atendimento Individual, Sala Multiuso, Sala de Coordenação/Administração, Copa, Área de Serviço Coberta, banheiros. Além destes, acesso coberto, espaço externo Coberto e Jardim. O Valor investido é de R$ 304.605,93, com recursos do MDS por meio da Caixa Econômica Federal.
Sobre o CREAS
O CREAS é uma unidade pública de prestação de serviços especializados e continuados, exercendo importante papel de inclusão e proteção social. O CREAS é destinado a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, negligência, violência sexual – abuso e/ou exploração sexual, pessoas em situação de rua e acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Endereço
A nova sede fica na Av. Canal s/n, Vila Solene , fundo do Centro Administrativo Municipal. Telefones: (41) 3292-8169 // (41) 3392-2371.
Programação
Ações educativas e culturais em prol ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:
Dia 18 de maio: inauguração da nova sede, às10 horas.
Dia 19 de maio | das 14h às 16h30
Escola Municipal Augusto Pires de Paula (Três Córregos)
Rua Nair Ferreira Leal da Trindade, SN | Três Córregos
Dia 20 de maio | das 14h às 16h30
Escola Municipal Luiza Gonçalves Monteiro (Bateias)
Rua Joil Antonio Basso, SN | Bateias
Dia 21 de maio | às 9h30 às 11h30
Escola Municipal Nicolau Morais de Castro (São Silvestre)
Palmital | São Silvestre
Dia 22 de maio | às 14h às 16h30
Salão paroquial Igreja Nossa Senhora da Piedade (Centro)
Rua XV de novembro, 1824 (Centro)