Mais 33 mil moradores de Campo Largo terão esgotos coletados e tratados
11/05/2015
Por Luis Augusto Cabral
A partir de outubro próximo, mais 33.115 moradores de Campo Largo serão beneficiados com a interligação de suas residências à rede de coleta e tratamento de esgotos. Dos atuais 42,81% a cidade passará a ter 76,89% da população servida com rede de coleta e tratamento de esgotos. A companhia pretende atender, com captação e tratamento de esgotos, até 2027, 80% da população, projetada para 120.555 habitantes, naquele ano.
As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE do Itaqui, que quase dobram a capacidade de captação e tratamento de esgotos da cidade, estão em fase de conclusão e em julho próximo deverão entrar em funcionamento pleno, com capacidade de processamento de 40 litros por segundo. Serão interligadas 2.529 unidades nos bairros Jardim Esmeralda, Jardim Itaqui, Jardim Glória, Jardim Nova Trento, Jardim Industrial e Vila Rivabem.
A empresa também está concluindo as obras de ampliação da ETE do Cambuí, quando serão ligadas mais 2.798 residências na Vila de Lordes, Jardim das Acácias, Francisco Gorski, Cercadinho, São Luiz, Santo Onofre, Rondinha, Jardim Itália e Jardim Santo André. A ampliação do sistema também atinge 4.800 unidades habitacionais nos bairros Jardim Bela Vista, Itaboa, Lise, Rivabem, Yara, Paraíso Mineral, Jardim Social, Helvidia, Saade, São Gerônimo, Ouro Verde, Santa Luzia e Ferrai.
Ligações
A Sanepar informa que os moradores só poderão interligar suas residências à rede coletora, com autorização. Deve ser aguardado o contato dos técnicos da empresa para receber a autorização e as orientações sobre como fazer a ligação corretamente. Quem ligar antes de receber autorização comete crime ambiental.
Os bairros onde já estão liberadas as ligações são: Vila de Lourdes, Jardim das Acácias e Francisco Gorski. Os bairros onde os moradores ainda não podem efetuar a ligação são: Jardins Itaqui, Glória, Esmeralda, Nova Trento, Rivabem, Jardim Industrial.
Também só deverão ter rede disponível, em 2017, os moradores dos bairros: Jardim Bela Vista, Itaboa, Lise, Jardim Rivabem, Yara, Paraíso Mineral, Jardim Social, Helvídia, Saade, São Gerônimo, Ouro Verde, Santa Luzia e Ferrari. A partir de julho próximo, os moradores do Jardim Itália deverão receber autorização para a ligação. Os moradores do Cercadinho, São Luiz, Santo Onofre e Rondinha deverão esperar até outubro de 2015.