Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:18:55
Geral

Orgulho de mãe

A realização de uma mãe de Bateias que hoje vê as filhas fora do País

Orgulho de mãe

05/05/2015

Por Danielli Artigas de Oliveira

Moradora de Bateias, interior de Campo Largo, já trabalhou na lavoura, como jardineira e há 28 anos é professora. Essa é Rita do Rocio Machado Ferreira (47), mãe de duas filhas que só lhe dão orgulho e são resultado da dedicação como mãe.
Beatriz, a mais nova, hoje tem 20 anos e mora em Vancouver, no Canadá, desde agosto de 2014, como bolsista. Cassia, de 22 anos, nos próximos meses irá embarcar para Chicago, nos Estados Unidos, para fazer estágio na área de Marketing.
As meninas, que estudaram o Ensino Fundamental em escola pública, sempre receberam grande incentivo da mãe. “Elas foram para o Pré II sabendo ler e escrever, eu que ensinei”, orgulha-se a professora da Escola Municipal Luisa Gonçalves Monteiro. Ela, de descendência italiana, detalha que fazia grostolis em forma de letras para elas irem aprendendo brincando, também fazia muitas brincadeiras de recorte e colagem.
Ela conta que até os 06 a 08 anos de idade das meninas ela conseguia trabalhar só meio período, para ficar cuidando delas em casa, o que ela considera essencial. O marido, Taíco, que trabalha como auxiliar administrativo e como eletricista, sempre deu todo o apoio. Rita diz que sempre soube administrar as despesas com o que tinham. Quando recebia o salário, saía com as meninas e falava que ia pagar as contas, explicava a elas o que tinha que pagar, para que elas também fossem aprendendo aos poucos.
 “Foi uma vida de dedicação. Sempre ensinei que tem que assumir compromisso, não deixar os outros esperando, ser pontual, cumprir o que fala. Quando tem algum problema em casa ou quando tem que comprar alguma coisa de maior valor sentamos todos e discutimos em família. Não compramos nada por impulso”, diz ela, comentando que a vida lhe deu os ensinamentos e aprendeu muito com o pai a ter coragem, a fazer negócios, discutir as ideias, gerenciar conflitos.
Ela declara que sempre sonhou o melhor para as filhas, mas não neste patamar, elas fora do país. Destaca que é preciso ter estrutura familiar, dedicação da mãe, pois tudo que uma mãe faz nunca é tempo perdido e ver a felicidade do filho recompensa tudo. “É gratificante ver o retorno do esforço para criar os filhos. Paguei inglês com esforço, abdiquei de passeios, de ir a restaurantes, mas nunca deixei de ajudar a comunidade. Temos que acreditar no Ser Surpremo que as bênçãos divinas vêm”, afirma.
Com a filha Beatriz, Rita diz que o Cordão umbilical foi cortado no aeroporto. Hoje em dia conversa com ela pelo Skype com frequência. Administra bem a saudade, tem segurança na educação que deu, sabe que ela é uma pessoa firme e determinada.
 
 

Depoimentos das filhas

Eu poderia tentar resumir suas qualidades como uma mãe excepcional, uma esposa dedicada e uma excelente profissional, que tem paixão pelo que faz.  Entretanto, eu acho que isso só contempla uma fração do quão maravilhosa ela é.  Extremamente generosa, não mede esforços para ajudar a comunidade, doando seu tempo e sua dedicação para os outros. Outra característica bem marcante é ser uma pessoa justa e preocupada com o bem-estar dos outros: já assumiu diversos projetos cujos objetivos eram promover o bem-estar social e o progresso da comunidade, e, com muita persistência, concluiu-os.
Com todas essas qualidades, foi natural que ela passasse isso para as filhas desde pequenas, criando-nos dentro dos valores. Além disso, ela sempre nos induziu a tentar resolver nossos próprios problemas, discutindo em conjunto nossas possíveis decisões e, desta forma, preparando-nos para o mundo.
São inúmeros os sacrifícios que ela fez para que minha irmã e eu tivéssemos um ótimo futuro. Ela sempre apoiou nossos projetos e sonhos. O maior exemplo pra mim é meu intercâmbio. Eu  vejo minha mãe como uma mulher forte e independente, e mais ainda, como meu porto-seguro, minha inspiração e minha melhor amiga
”, homenageia Beatriz.


Pra mim, os meus pais são os maiores exemplos de pessoas honestas e trabalhadoras que eu conheço. Minha mãe tem sido e sempre será uma pessoa essencial em minha vida. Além da educação que recebi e todos os ensinamentos e conselhos, ela nos preparou para o mundo, para vencer os desafios da vida, sempre com muita dedicação, atenção e carinho. Tudo que eu sou hoje devo a ela. Ela é a melhor mãe do mundo”, declara Cassia.