01/05/2015
Campo-larguenses pagam promessa e vão de bicicleta ao Santuário de Aparecida
01/05/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Cerca de 650 quilômetros serão percorridos, de bicicleta, por dois campo-larguenses. Eles saem às 7 horas desta quinta-feira (30) com destino ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado à Maria, localizado em São Paulo.
Oriel dos Reis Coelho (45) e Valdir da Rocha (50) acreditam que devem chegar dentro de cinco ou seis dias. Mas confessam que não são praticantes do esporte e não têm muita experiência. Estão indo com a coragem e fé em Nossa Senhora.
Quem deu início a essa história foi Valdir. Em novembro de 2013 ele passou por uma cirurgia e em janeiro de 2014 precisou fazer uma nova cirurgia. Os médicos suspeitavam de câncer e com esse diagnóstico Valdir fez uma promessa que se não fosse câncer e ficasse curado ele iria de bicicleta à Aparecida. A promessa também foi para que sua esposa, que não estava bem de saúde, melhorasse.
Meses depois Valdir contou ao amigo Oriel, que no começo falou que ele era louco de fazer isso. Mas ainda quando a filha de Oriel estava grávida, aos três meses de gestação, foi descoberto que seu neto tinha hidrocefalia e eram grandes as chances de que, quando nascesse, ficasse em estado vegetativo. Foi quando ele também fez a promessa à Nossa Senhora Aparecida, decidindo fazer o percurso de bicicleta caso seu neto ficasse bem. “Com três meses de vida ele passou por duas cirurgias. Hoje ele está com cinco meses e recebeu alta do médico”, conta Oriel.
Há oito meses eles estão treinando aos finais de semana. Valdir diz que há 30 anos não andava de bicicleta e brinca que está psicologicamente preparado, mas fisicamente já não pode garantir. “Comprei a mountain bike só com essa finalidade. Parcelei em dez meses, ainda faltam mais duas pra terminar de pagar. Chegando lá na Aparecida vou doar a bicicleta para alguém”, detalha.
O cunhado de Valdir vai acompanhar de carro os dois e vai trazê-los na volta. Oriel disse que está recebendo patrocínio de seis amigos, a quem agradece muito: Adilson Chaves, Lourival Coltro, Eraldo de Carvalho Belo, Sergio Magatão, Osmarino e Ode Mazzarola.