Campanha com outdoors presta homenagem aos trabalhadores
30/04/2015
Uma homenagem à toda classe trabalhadora que pode ser facilmente percebida nas ruas de Campo Largo. Vários outdoors estão espalhados pela cidade, como forma de lembrar o dia 1º de Maio (Dia do Trabalhador). A iniciativa é do Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) e faz parte da programação alusiva à data que, todos os anos, o sindicato realiza.
A campanha pode ser notada logo na entrada da cidade, além de inúmeros pontos estratégicos. “Primeiro de maio é data que homenageia todos os trabalhadores e seus ideais. Na atual conjuntura, a defesa do trabalho, do emprego é a maior bandeira que toda sociedade precisa carregar”, lembra o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris, na França. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época, segundo dados do Ministério do Trabalho do Brasil.
Naquela data, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Hoje, a principal discussão no Brasil no que se refere às lutas e conquistas dos trabalhadores é o Projeto de Lei 4330, a chamada lei da terceirização – que pode representar o maior retrocesso social do País dos últimos anos. Outro agravante é o próprio cenário de forte retração econômica, quando há empresas que se valem das dificuldades financeiras para sustentar demissões. “O impacto social de cada pai de família desempregado é que precisa ser lembrado, levado em conta. Quem perde com isso? Certamente não só ele e a família, mas toda a pequena economia que gira em torno do salário pago àquele trabalhador”, ressalta Carlesso.
O significado
Desde os povos primitivos, o ato de trabalhar sempre esteve na vida do homem. Na época das cavernas, era preciso caçar para sobreviver. Era preciso transformar a caverna em moradia. Era preciso buscar lenha para acender o fogo...
O tempo foi passando, a vida evoluiu, o trabalho mudou... Hoje, diariamente, homens e mulheres trabalham nas mais variadas atividades e profissões. Das mais simples às mais complexas. O mundo precisa de todas essas atividades para que a sobrevivência seja mantida.
A palavra trabalho, segundo o Dicionário Houaiss, quer dizer: “Conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim... Atividade profissional regular, remunerada ou assalariada...”
Existe um ditado que diz: “O salário é pouco para quem recebe e muito para quem paga.” E assim seguem as relações de trabalho. (Assessoria Sindimovec)