A partir de agora, o microempreendedor individual (MEI) campo-larguense vai encontrar mais facilidade na hora de abrir sua empresa.
30/04/2015
A partir de agora, o microempreendedor individual (MEI) campo-larguense vai encontrar mais facilidade na hora de abrir sua empresa. A Prefeitura, em parceria com o Sebrae, inaugurou na quinta-feira, 23, a Sala do Empreendedor que oferece todos os serviços necessários para abertura de uma empresa, além de informações e orientações sobre o seu funcionamento e formalização. A sala funciona junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo Municipal.
A solenidade de inauguração aconteceu às 15 horas, no auditório do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença de representantes de municípios vizinhos, a exemplo de Araucária, São José dos Pinhais, Lapa e Colombo. Participaram do evento também representantes de diversos setores no município, como entidades financeiras (Banco do Brasil, Caixa e Junta Comercial); Acicla; membros do comitê gestor; consultores e diretores do Sebrae; vereadores; secretários municipais e demais funcionários das secretarias.
O presidente da Acicla, Marcelo Weber, falou aos presentes destacando que a iniciativa contribui para desburocratizar e incentivar a abertura da empresa pelo microempreendedor individual. “É pelo MEI que se iniciam muitos grandes empreendimentos e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é um ponto importante para o início de qualquer atividade. Agora, com a Sala do Empreendedor vai facilitar ainda mais”, disse.
Weber parabenizou ainda o secretário de Desenvolvimento Econômico, o contador Lucir Marchiori, salientando a importância do seu conhecimento em contabilidade para identificar os problemas e o prejuízo causado ao microempreendedor com a burocracia.
O gerente regional leste, do Sebrae, José Ricardo Castelo Campos, ressaltou o empenho da Prefeitura de Campo Largo em aderir ao Programa Cidade Empreendedora, em que muitos programas estão sendo implantados, e pela valorização à participação do microempreendedor na economia. “O microempreendedor gera emprego e renda e é fiel ao município”, lembrou.
Ao fazer uso da palavra, o secretário Lucir Marchiori fez questão de destacar que, apesar da parceria ser firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o sucesso do projeto depende do apoio de todas as secretarias, além da parceria com Acicla, Associação dos Contabilistas, entre outros. “Precisamos da colaboração de todos para produzir bons resultados”, disse.
Equipe
Finalizando, antes do descerramento da fita inaugural, Jaime Colatusso, do Sebrae tomou a iniciativa de chamar à frente do público, toda equipe que irá atuar na Sala do Empreendedor, destacando o nome de Dirceu Negrão que é o Agente de Desenvolvimento de Campo Largo.
Na sequência todos participaram de coquetel seguido do descerramento da fita inaugural da Sala, pela primeira dama do município Sonia Guimarães e o secretário Lucir Marchiori.
Sobre a Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor tem como foco o aprimoramento dos serviços já ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com inclusão dos demais serviços necessários, propiciando maior facilidade aos MEIs com faturamento até R$ 5 mil mensais.
Em um único local, o microempreendedor encontrará todos os serviços necessários para abertura de empresa, a exemplo de consulta comercial, emissão de alvará, obtenção de CNPJ, emissão de guias de recolhimento de INSS, emissão de notas fiscais e declaração de Renda Anual. Poderá contar ainda com acompanhamento e orientações necessárias ao seu empreendimento.
Serviço
A Sala funciona em espaço anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bloco 17, no Centro Administrativo Municipal, na Av. Padre Natal Pigato,
O horário de funcionamento é das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
A partir do dia 6 de maio, todas as quartas-feiras, sempre das 9 às 11h30 e das 13 às 17 horas, haverá um consultor do Sebrae disponível para orientações.