Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:24:12
Geral

Academia

Inaugurada na Vila Elizabeth uma Academia ao Ar Livre

Academia

29/04/2015

O prefeito Affonso Portugal Guimarães inaugurou na manhã de terça-feira, 28, mais uma Academia ao Ar Livre. Desta vez, no bairro Vila Elizabeth, a segunda de uma série de cinco academias que devem ser inauguradas até a metade deste ano de 2015. A primeira foi inaugurada em Ferraria no início do mês de abril. Cada obra tem o custo de R$ 30 mil, todas realizadas com recursos próprios do município.
O prefeito informou que as outras três academias devem ser inauguradas num espaço de até 60 dias, sendo uma na localidade de Santa Rita, outra em São Silvestre e mais uma no Rivabem. “É uma obra singela, mas muito importante para a comunidade”, disse em seu discurso de inauguração.
Ao mesmo tempo, atendendo a uma solicitação do presidente da Associação de Moradores Vila Elizabeth (Ampave), Paulo Berton, o prefeito pediu ao secretário Avanir Mastey, presente à solenidade, para estudar as possibilidades de reforma da Escola Municipal Sete de Setembro, localizada no bairro.
O secretário de Educação Avanir Mastey atendeu de pronto a solicitação do prefeito e elogiou a prática pedagógica da referida escola que, segundo ele, avançou bastante no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica este ano. Sobre a academia, o secretário aproveitou para agradecer a parceria das secretarias na realização da obra, em especial a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Viação e Obras. A importância da obra foi reforçada pela lembrança das palavras de grandes pensadores que, segundo ele, são unanimes em afirmar que pelo uso da boca e do pé, “podemos planejar quantos anos de vida queremos ter”. “Salvo acidentes de percurso, se tivermos uma alimentação saudável e com a prática de esportes podemos prorrogar nossas vidas ao máximo”.

Capricho
A vereadora Lindamir Ivanoski, convidada a fazer uso da palavra, elogiou o bairro Vila Elizabeth, destacando o capricho dos moradores com as ruas e calçadas. Lembrou ainda que os moradores são privilegiados, pois ali, no mesmo espaço da academia, se encontra um painel de Claudio Pastro, um dos maiores artistas sacro da atualidade.
Falando em nome dos moradores, o presidente da Ampave, Paulo Berton agradeceu ao prefeito lembrando que, quando ele e outros representantes do bairro estiveram em seu gabinete em 2013, pedindo a instalação da academia, receberam um pedido para que tivessem paciência.  “O prefeito pediu que tivéssemos paciência, mas não deixou de nos atender”, disse, aproveitando para reivindicar a reforma da escola Sete de Setembro e atenção à localidade do Razera, onde existem muitas famílias em situação de risco.
Esta foi mais uma solicitação atendida pelo prefeito na ocasião. Ele designou um funcionário para levar à secretária de Assistência Social Noeli Parchen o pedido para que seja realizada uma avaliação na referida localidade.

Satisfação
O aposentado Rairnerio Aggio, 61, um dos primeiros a utilizar os aparelhos da academia, agradeceu a Prefeitura. Ele, que é frequentador assíduo das academias da cidade, revelou sua satisfação em saber que, a partir de agora, vai caminhar apenas duas quadras para chegar à academia. “Vou incentivar meus vizinhos a praticar exercícios”, disse, informando ainda que seus netos também estão muito contentes em acompanhá-lo. “Podemos vir aqui todos os dias”, completou.

Inauguração
Encerrando a solenidade, a fita inaugural foi descerrada pelo prefeito Affonso Guimarães, acompanhado do secretário de Educação Avanir Mastey, vereadora Lindamir Ivanoski e dois dos moradores mais antigos do bairro, a senhora Ines Frangi e o senhor Braz Alberton.