16-07-2010
Dia do Homem é marcado por campanha sobre cuidados com saúde masculina.
16-07-2010
Com o objetivo de conscientizar o homem sobre cuidados com a saúde, nesta quinta-feira (15), foi comemorado o Dia do Homem. Criada há cerca de três anos, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Seccional São Paulo, Archimedes Nardozza Jr., a importância maior da data é criar uma cultura no sexo masculino semelhante à que já existe entre as mulheres.
"A mulher vai ao ginecologista uma vez por ano. O homem não tem essa cultura, ele precisa aprender a se cuidar", explicou o presidente.
Ao longo do dia, a SBU promoveu uma campanha e distribuiu folhetos nas cidades de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto para conscientizar os homens sobre as doenças mais frequentes do sexo masculino.
Segundo Nardozza Jr., os problemas mais comuns estão relacionados à próstata - um em cada seis homens terá câncer de próstata; doenças de ordem sexual, como disfunção erétil e andropausa - declínio hormonal; doenças sexualmente transmissíveis; além de diabetes e problemas cardíacos.
"O Dia do Homem é muito importante para difundirmos o conceito de que o homem precisa se cuidar de maneira preventiva", afirmou o especialista. "O que acontece ainda hoje é que muitas vezes, quando eles procuram o médico, já apresentam sintomas e estão com a saúde bastante afetada", completou Nardozza Jr.