Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:34:46
Geral

Sindimovec

Comude discute plano de saneamento de Campo Largo

 


 

Sindimovec

17/04/2015

Lei federal de 2007 determina que todas as cidades do País devem possuir um Plano Municipal de Saneamento. Em Campo Largo, esse plano ainda está em fase de elaboração e a aplicação das políticas para a destinação correta do lixo preocupa lideranças do município. Tanto que  esse foi o tema principal da última reunião mensal do Comude (Conselho Municipal de Desenvolvimento de Campo Largo).
De acordo com o presidente do Conselho, Luciano Moraes, está ficando cada vez mais curto, o tempo de vida útil da atual área usada para a destinação de resíduos sólidos que fica em Rio Branco do Sul.  “Nós precisamos pensar uma saída para nossa cidade. Como resolver esse problema, pois, o depósito do lixo nessa área tem prazo de validade”, analisa. Ainda segundo ele, o local sofre acúmulo também atende outras cidades da região metropolitana de Curitiba. “Esse é um problema regional e de âmbito nacional e precisa ser amplamente debatido nos conselhos e na comunidade. Hoje, a destinação dos resíduos sólidos é feita por meio de parceria com um consórcio intermunicipal, mas, que tem prazo de validade para acabar”, lembra Moraes.
A União exige a previsão de ações para tratamento e abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, disposição de resíduos sólidos, sistemas para drenagem de águas pluviais e educação ambiental. O Plano Municipal de Saneamento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na fase de elaboração das diretrizes e metas.  A lei nacional exige que o Plano seja discutido junto à sociedade por meio de audiências públicas. O presidente do Comude destaca que o município já possui um estudo que indica uma área onde poderia funcionar um aterro sanitário, espaço que também abrigaria a coleta seletiva. Na reunião, com participação de representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ficou exposta a intenção de se estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para concretizar o plano. Esse e outros temas continuarão a ser discutidos nas reuniões do Comude, que acontecem sempre na segunda sexta-feira do mês.
O presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso, participou do encontro que debateu ainda, o projeto Campo Largo 2030, que planeja ações estruturantes para o desenvolvimento do município nos próximos anos. (Assessoria Sindimovec)