Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Grupo R20 discutem o futuro dos resíduos sólidos no Paraná
15/04/2015
Na quarta-feira (8), representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente representaram Campo Largo na reunião do Grupo R20, que aconteceu na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA). O encontro discutiu as questões pertinentes à efetiva implantação da logística reversa, responsabilidade compartilhada, política estadual de resíduos sólidos, entre outras questões relevantes, com o novo coordenador da área de resíduos, Vinicio Bruni. Além de representantes de Campo Largo, também participaram do encontro representantes de Guarapuava, Paranavaí, Telêmaco Borba, Guaraniaçu, Apucarana, Marechal Cândido Rondon, Wenceslau Braz e São José dos Pinhais.
De acordo com a bióloga da pasta, Walquiria Menna, os secretários e técnicos estão dando continuidade às reuniões do Grupo, obedecendo ao Decreto Estadual 8656/2013, que cria esse grupo de trabalho para a implementação de políticas de resíduos sólidos.
“Uma das pautas discutidas com o novo coordenador é a inserção do Grupo R20 como instrumento da política estadual de resíduos sólidos, pois os municípios são a parte diretamente envolvida na questão, tendo problemas diários de destinação dos resíduos. O coordenador se mostrou bastante favorável à reivindicação e apoiará as ações do Grupo R20 no tocante à busca de soluções para os resíduos sólidos”, comenta.
No encontro, Bruni apresentou ao grupo as ações que a SEMA vem efetuando com relação à logística reversa, que vem fazendo editais de chamamento para que os setores empresariais apresentem propostas para a logística reversa. Essas propostas devem indicar de que maneira esses setores farão com que seus produtos retornem como matéria-prima para a indústria e não se tornem passivos ambientais nos municípios.
“Os participantes se mostraram otimistas diante do apoio da Secretaria Estadual aos trabalhos do Grupo e motivados a resolver as questões de resíduos que hoje sobrecarregam os municípios. Outra questão apresentada pelo coordenador foi a possibilidade de acesso a recursos federais e estaduais para os municípios investirem em coleta seletiva, aterros sanitários e demais soluções da temática de resíduos”, comentou a representante de Campo Largo.
Finalizando a atividade, o grupo teve uma reunião interna onde foram apresentados aos demais participantes os encaminhamentos da reunião com o novo coordenador e a perspectiva de ações para o ano de 2015.
Representantes de Apucarana, Araruna, Balsa Nova, Cambará, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Guaraniaçu, Guarapuava, Irati, Japira, Jataizinho, Lupionópolis, Mal. Cândido Rondon, Marialva, Palmeira, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Santa Cecília do Pavão, Santo Antônio da Platina, São João do Ivaí, São José dos Pinhais, Tamarana, União da Vitória e Wenceslau Braz participaram deste momento.
“Definimos um grupo de trabalho que irá estudar e apresentar na próxima reunião o Acordo Setorial Nacional do setor de lâmpadas fluorescentes, que foi aprovado recentemente, e como essa logística poderá ser implantada no estado. Outro grupo ficará com a problemática dos pneus inservíveis, traçando um diagnóstico da situação atual e quais os caminhos para resolver as distorções”, finalizou Menna.
GRUPO R20
O Grupo R20 trabalha com o objetivo da gestão associada dos municípios paranaenses na implementação da política nacional e estadual de resíduos sólidos, envolvendo Educação Ambiental, Coleta Seletiva e Inclusão Social de Catadores, Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada, Pesquisa, Ensino e Extensão, Disposição Final de Rejeitos e Consórcios, além de outros temas relacionados à implementação da política.