Paratletas da ADFCL conquistam medalhas em importante Circuito
10/04/2015
Por Danielli Artigas de Oliveira
Nove paratletas da Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo (ADFCL) conquistaram 15 medalhas no Circuito Loterias Caixas realizado de 27 a 29 de março na Universidade Positivo em Curitiba. Esse é o mais importante campeonato de esporte paralímpico nacional.
Participaram cinco paratletas do atletismo e quatro na natação, com faixa etária de 14 a 30 anos. Desses competidores, cinco são de Campo Largo. Eles treinam há dois anos com Rafael Reis, coordenador de esportes e professor de educação física da Associação.
A cada dia uma prática de atividade, sendo que há modalidades que chegam a treinar duas ou três vezes na semana. A natação eles treinam na Academia Acquarium e o atletismo no Parque Newton Puppi. Ainda praticam outras modalidades como bocha, tênis de mesa, tiro com arco e rugby em cadeira de rodas.
Rafael conta que os associados têm mostrado grande evolução e alguns mostram facilidade na prática do esporte. “A atividade física contribui muito para o dia-a-dia deles, até mesmo para a postura deles na cadeira de rodas. É muito importante na parte social, fazer parte de um grupo, ter relação com outras pessoas. Ainda ajuda no psicológico e mostra que eles podem praticar esporte mesmo com alguma deficiência”, diz o coordenador.
.jpg)