08/04/2015
Grupos de apoio e autoajuda realizam reuniões abertas ao público em geral na sede da Secretaria, todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h. Abrem um diálogo e tratam de temas como dependências química e psíquica, área conjugal, relacionamento com filhos, depressão, dentre outros.
Um desses grupos é fomentado pelo Amor-Exigente, um projeto Ente Federado à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Justiça, com apoio da Embaixada Americana, que dissemina a capacitação de uma rede de voluntários em cada comunidade para atuar na prevenção às drogas.
No dia 7 de abril foi realizada uma reunião de serviço para tratar da organização do Amor-Exigente no município. Foram nomeadas as funções e especificações de cada membro do grupo, como coordenações e lideranças, e os trabalhos a serem realizados durante o corrente ano. A oitiva será aberta para o desenvolvimento das atividades com a comunidade, que serão iniciadas no próximo dia 14 de abril.
As reuniões são abertas a qualquer interessado e têm como objetivo o entendimento de cada problema à pessoa necessitada, apresentando ajuda e respaldo de maneira humanizada.
Os voluntários capacitados neste projeto atuarão nos grupos de apoio, serão multiplicadores para difundir o programa em ambientes sociais, de trabalho, escola e outros, com a finalidade de amparar o próximo nos momentos de dor. A atuação do voluntário é pautada em princípios básicos e éticos, responsabilidade social e espiritualidade pluralista, mobilizando sua rede social para enfrentar adequadamente as questões relacionadas às drogas e violências.
A coordenadora deste projeto na comarca, Maria de Fátima Ribeiro, servidora da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, salienta que os grupos são uma grande oportunidade para a construção de uma nova vida e serve de amparo aos necessitados. Ela conta com o assessoramento do servidor Paulo Martins, Policial Civil aposentado e especialista no tratamento com pessoas em vulnerabilidade social.
Esta é mais uma das ações da Secretaria que é liderada pelo advogado Carlos Weber e que foi criada pelo prefeito Affonso Guimarães no início da atual gestão, em 2013.
Mais informações através do telefone: (41) 3393-1234, com Maria de Fátima ou Paulo.