Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:48:50
Geral

Merenda

Alimentação mais saudável na merenda escolar. Do cardápio foram retirados vários itens que apresentam elevado teor de sódio, açúcar e/ou gordura.

Merenda

01/04/2015

Desde 2013, os mais de 13 mil alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Campo Largo têm acesso a uma alimentação mais saudável. Do cardápio foram retirados vários itens como salsichas, nuggets, pós prontos para pudim, caldos de galinha, entre outros, que em geral apresentam elevado teor de sódio, açúcar e/ou gordura. Em seu lugar, sob a orientação da nutricionista Paula Piekarski, foram incluídos com maior frequência frutas, hortaliças, carnes in natura e temperos naturais como açafrão, manjerona, orégano, cravo e canela.
Diariamente são servidas 22.600 refeições, sendo que nos Cmeis são ofertadas quatro refeições/dia, no Programa Mais Educação duas refeições/dia e nas escolas é servida uma refeição/dia.
São elaborados cinco tipos de cardápios regulares segundo a faixa etária dos alunos (3 para os CMEIS - 4 a 6 meses, 7 a 12 meses e maiores de 12 meses, 1 para as escolas e 1 para o ensino fundamental). Além dos cardápios regulares são elaborados cardápios para alunos com necessidades alimentares especiais como alergia à proteína do leite, alergia à proteína da soja, intolerância à lactose, diabetes, doença celíaca e galactosemia, desde que comprovadas com atestado médico. A ação de elaboração de cardápios especiais teve início no final do ano passado.

Educação Alimentar
Ano passado foi iniciado um trabalho de educação alimentar e nutricional nas escolas por meio de um «Mural da Nutrição» no qual são inseridas informações sobre alimentação e nutrição. E, neste mês de abril, deve ser iniciado um trabalho de avaliação nutricional para o qual já foram adquiridos balanças e estadiômetros, destinados a todas as escolas.