Ato e assembleia dos trabalhadores da rede estadual da Saúde nesta terça-feira (31), 9 horas, na Praça
31/03/2015
Fonte: SindSaúde
Os trabalhadores da rede estadual da saúde realizam ato nesta terça-feira, 31 de março, a partir das 9 horas, na Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico. A manifestação marca os dez anos de luta contra o decreto 4.345, que aumentou a
jornada de trabalho para 40 horas, contrariando a legislação federal e recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde. A categoria vai distribuir flores à população, com um pedido de apoio em defesa do serviço público.
Após a concentração, os trabalhadores seguem em caminhada até a Praça Nossa Senhora de Salete, onde se reúnem em assembleia geral extraordinária do SindSaúde, às 10h30, para avaliarem diversos pontos da pauta de reivindicações, entre eles, a proposta do governo que promove mudanças na ParanaPrevidência e a continuidade do movimento paredista.
A campanha salarial 2015 dos trabalhadores da saúde tem 13 itens definidos. Entre eles estão a luta contra a Funeas - Fundação Estatal de Atenção à Saúde, que vai privatizar a saúde pública no Paraná; aumento salarial; aprimoramento do QPSS - Quadro Próprio dos Servidores da Saúde, que deveria ter entrado na pauta da Assembleia Legislativa no início dos trabalhos legislativos deste ano e até agora não foi encaminhado pelo governo; a realização de mais concursos públicos para suprir a carência de pessoal nos hospitais da rede estadual; jornada máxima de 30 horas; e outras reivindicações da categoria.
O sindicato da categoria afirma que a pauta de reivindicações, ao contrário do que já afirmou o governador Beto Richa, não está esgotada. "Além da promessa dessa gestão, desde o discurso de posse, a revogação do decreto 4.345 segue no campo das intenções. Os trabalhadores continuam atuando à revelia das leis federais e das normas da Organização Mundial de Saúde, que definem jornadas de 20, 24 e no máximo 30 horas pra quem atua na Saúde. Nossa pauta da campanha salarial continua longe de ter sido atendida pelo governo do Estado".
SERVIÇO:
Ato e assembleia dos trabalhadores da rede estadual da saúde
Dia 31 de março
9 horas - Concentração na Praça 19 de Dezembro
10h30 - Assembleia na Praça Nossa Senhora de Salete