Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:37:05
Geral

Violência

Violência contra a mulher é discutida em audiência pública na Câmara

Violência

24/03/2015

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Largo

“Se tirar o álcool do contexto da violência, vai tirar grande parte da violência; prevenir é ainda melhor do que remediar”. A frase é do secretário de Políticas Sobre Drogas Carlos Augusto Weber e chamou a atenção para a importância do trabalho da Secretaria, durante a audiência pública – Projeto Março Laranja - que tratou sobre a violência contra a mulher. Estudos associam o álcool à grande parte dos casos de violência doméstica no Brasil.

Realizada na Câmara Municipal de Campo Largo, na quinta-feira, 19, a audiência pública é promovida pela Força Sindical do Paraná e vereadora Fernanda do Nelsão com apoio da Câmara Municipal de Campo Largo, como parte integrante do trabalho Mulher Solidária – pelo enfrentamento da violência contra a mulher.

Reunindo representantes dos Três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – e de vários segmentos da sociedade civil, o evento congregou informações importantes sobre o tema, com referências de sucesso na redução de incidências.

A ênfase foi conferida à Lei Maria da Penha pelo promotor de justiça do Fórum de Campo Largo Diego Dourado e também pelo delegado de polícia Ari Nunes Pereira, como importante instrumento de proteção à mulher e coibição à reincidência do crime. “É um instrumento eficaz e hoje são raros os casos de reincidência”, revela o promotor.

Os Guardas Municipais Daniel Freitas e Vanessa Popovicz relataram sua experiência nas ruas de Campo Largo desde 2008, destacando que, em razão da aplicação da Lei Maria da Penha, os números referentes a atendimentos de violência contra mulher têm diminuído.

A secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Izidoro, apresentou alguns dos programas e projetos desenvolvidos na capital a exemplo do Busão Sem Abuso, Patrulha Maria da Penha e Programa Mulher Sem Violência.

 

Mudanças

O secretário de Educação Avanir Mastey destacou a importância das mudanças que ao longo do tempo vêm sendo instituídas visando a valorização da mulher. “Até a nossa linguagem é machista”, disse referindo-se aos termos de tratamento em saudações que dirigem-se ao público masculino como regra geral. “Precisamos tirar a mulher da invisibilidade”.

Representando a secretária de Assistência Social Noeli Parchen, a assistente social Viviane Marques apresentou alguns dos projetos da Secretaria por meio dos quais muitas vezes são identificados casos de violência física, moral ou financeira. Na ocasião anunciou a realização do Fórum, no dia 27 de maio, quando será instituído o Conselho da Mulher.

 

Encerramento

O evento se estendeu até as 17 horas e uma das últimas a usar a palavra foi a vereadora Lindamir Ivanoski, que leu o seguinte texto: “ lembre-se sempre: não existe mulher que gosta de apanhar, o que existe é mulher humilhada demais para denunciar, machucada demais para reagir e pobre demais para ir embora”.

 

Presenças

Entre as autoridades presentes no evento, o secretário municipal de Educação Avanir Mastey, representando o prefeito Affonso Guimarães; Vereadora Fernanda do Nelsão; Olário Krieger, Diretor da Força Sindical; Carlos Augusto, secretário municipal Justiça e Cidadania Campo Largo; Roseli Isidoro, secretária Municipal da Mulher – Curitiba; Ari Nunes Pereira, Delegado Titular 3ª DRP - Campo Largo; Osvaldo Silveira, SMC; Saine Karam, representando o Dep. Estadual Alexandre Guimarães; Viviane Marques, representando Noeli Parchen secretária de Assistência Social de Campo Largo e a vereadora Lindamir Ivanoski.

Fizeram uso da palavra Josimara Nunes Ferreira, 1ª Escrivã e responsável pelo setor de Atendimento à Mulher na Delegacia de Polícia de Campo Largo; Franciele dos Santos L. Souto, Coord. de Saúde da Mulher (secr. Munic. de Saúde); Roseli Izidoro, secretária da Mulher; Katiuscia Zini , CREAS; Vilma Lucia Nunes, Hospital São Lucas; Diego Dourado, Promotor de Justiça Fórum de Campo Largo; Daniel Freitas e Vanessa Popovicz, representando a Guarda Municipal de Campo Largo; Carlos Augusto Weber , secretário de Políticas Sobre Drogas Justiça e Cidadania de Campo Largo; Avanir Mastey, secretário da Educação e Esportes (Repres. Prefeito de Campo Largo)e Gilcy Martins, Assessora Força Sindical.