22/03/2015
A Prefeitura de Campo Largo realiza desde o último dia 9 uma mobilização para vacinar todas as meninas do município, com idade entre nove e 11 anos, contra o Papilomavírus Humano (HPV). A novidade neste ano é que mulheres portadoras do vírus HIV e na faixa etária de 9 a 26 anos incompletos também poderão receber a vacina. O medicamento está sendo ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Largo, gratuitamente. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, é quem coordena a atividade.
“É muito importante que as garotas e seus responsáveis se conscientizem sobre a importância de se vacinar. Esse vírus é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero no mundo e é a segunda principal causa de morte de mulheres, por câncer, no Brasil. A vacina contra o HPV tem sua eficácia comprovada”, comenta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Viviane Janz Moretti.
Neste ano, as mulheres soropositivas foram incluídas na vacinação, pois de acordo com estudos, elas têm uma chance maior de desenvolverem o câncer, se comparado às mulheres que não têm o vírus.