14/03/2015
Campo Largo e Balsa Nova já registraram, em 2015, 19 mortes violentas, sendo 16 por execução, um crime passional e dois em enfrentamento com policiais. Os altos índices de homicídio assustam a população, que pede providências para combater as causas da criminalidade, centradas principalmente no tráfico de drogas.
O presidente da OAB - Campo Largo, Osmar Zotto, foi um dos representantes da Sociedade a se pronunciar sobre o tema. Para ele, “o número de homicídios na cidade realmente é assustador, já passando da hora para que providências sejam tomadas pelas autoridades envolvidas na área da segurança”.
Sobre a motivação dessa escalada, Zotto avalia que isso nada mais é que um reflexo do descrédito que as instituições do País experimentam atualmente. “Infelizmente boa parte dos Poderes da República estão corroídos, vezes pela corrupção e ganância de seus membros, vezes pela orquestrada desarticulação dos pilares da Democracia”.
Para Zotto, “tudo isso associado à frouxura das leis e de seus executores certamente se transforma num campo fértil à devassadora onda de violência que nos assola. O ultrapassado e frágil argumento geralmente utilizado pelos discursantes do poder, que a violência está diretamente ligada ao fosso que separa as classes sociais, não mais encontra eco. Isso é amiudar um grande problema. Se assim fosse, países como a Índia e alguns da Africa seriam campeões em violência, e não o são”, disse.