Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:29:53
Geral

Limpeza

14/03/2015

Moradores pedem mais limpeza nas ruas

Limpeza

14/03/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira

Mato e lixo têm sido motivos de reclamação de campo-larguenses. Leitores da Folha têm entrado em contato questionando a coleta de lixo, a limpeza de lixo nas ruas e roçada do mato. Uma recente reclamação foi específica da Popular Velha.

Uma leitora publicou na rede social da Folha sobre a falta de limpeza e conservação nas ruas da Popular Velha, onde segundo ela há muita sujeira e mato, e por isso temem a infestação de animais peçonhentos.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal, para esclarecimento de como está a limpeza na cidade e quem está responsável pela Secretaria de Meio Ambiente após a saída do secretário Marcos Reinaldim. A Prefeitura informou que vai normalizar os serviços de limpeza (roçada) em todos os bairros até abril e todos os trabalhos da pasta têm sido coordenados pelo Daily Reinke, secretário que responde também pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

“Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, responsáveis por esse serviço, seguem, desde outubro do ano passado, atuando na coleta de entulhos nos bairros atingidos pela chuva de granizo. Há equipes de trabalho para recolher o material diariamente até as 19 horas. Esse trabalho vai até o próximo dia 15. Os números impressionam: foram mais de oito mil toneladas de telhas e outras 135 toneladas de madeira retiradas desde então.

Com a capacidade de trabalho reduzida devido à catástrofe, as equipes de limpeza e roçada têm dificuldade em manter o cronograma normal, ocasionando acúmulo de demanda em bairros como a Popular Velha. Mas a Prefeitura tranquiliza os moradores desse bairro: as equipes de limpeza devem atuar na Popular Velha dentro dos próximos dias”.

Quanto à coleta de lixo, “a Prefeitura salienta que o cronograma de recolhimento, que é executado pela Sanetran, empresa licitada para realização deste tipo de serviço, está normal, seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria. Os trabalhos da coleta seletiva estão em ritmo acelerado, visto que o serviço sofreu atrasos no começo do ano. Uma força tarefa está cuidando do trabalho. Entretanto é importante a participação da população na fiscalização desse serviço. Qualquer falha na coleta de lixo pode ser comunicada à Ouvidoria Municipal para que a Prefeitura possa tomar providências junto à empresa responsável. O telefone da Ouvidoria é: 0800 641 3377. A ligação é gratuita e toda reclamação é protocolada e acompanhada passo a passo pelo ouvidor geral do Município”.