01/03/2015
Prefeitura promove ação final para recolhimento de entulhos
01/03/2015
Começou nesta quinta-feira (26), uma grande ação final conjunta da Prefeitura Municipal no intuito de recolher os entulhos que estão nas ruas de Campo Largo desde as fortes chuvas do último mês de outubro. As equipes de trabalho vão recolher o material até as 19 h, diariamente, até o próximo dia 15 de março. A ação final será realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Viação e Obras.
Desde a chuva do dia 17 de outubro, oito mil toneladas de telhas e 135 toneladas de madeira já foram recolhidas, aproximadamente. De acordo com o diretor de limpeza pública da Secretaria de Meio Ambiente, Adir Nelson Carlotto, as equipes de trabalho precisam da ajuda da população para que os trabalhos acabem o mais rápido possível. “Desde as chuvas, temos trabalhado diariamente recolhendo entulhos pela cidade. Acontece que nossos moradores acabaram misturando os diversos tipos de entulho proveniente das chuvas, e com isso, dificultando o trabalho das equipes”, comenta.
Segundo Carlotto, cada tipo de entulho tem um destino final diferente, o que obriga as equipes a gastar mais tempo separando o material misturado que foi depositado nas ruas, do que recolhendo. “A triagem do entulho hoje toma mais tempo do que o transporte. Se nossas equipes não precisassem separar os materiais na hora da coleta, com certeza, os trabalhos já teriam terminado. Precisamos da ajuda da população. Por favor, não misturem o material, deixe-os separados. Com essa ajuda, finalizaremos o trabalho com muito mais rapidez e agilidade”, finaliza.
As primeiras localidades beneficiadas com o início desta ação final são os bairros Ouro Verde, Centro, Vila Bancária, Vila Elizabeth, Vila de Lourdes, Vila Saad, Jardim Social, Aparecida, Popular Nova e Popular Velha. Os trabalhos nos bairros Ferrari e São Francisco já foram finalizados.
A partir da próxima semana, mais informações sobre as localidades beneficiadas serão divulgadas através da página oficial da Prefeitura no Facebook.
Recolhimento foi ação emergencial
O recolhimento dos entulhos por parte da Prefeitura foi uma ação emergencial para apaziguar os transtornos provocados pelas chuvas. De acordo com a Lei Municipal n° 1823 – Artigo 65 é de competência de cada cidadão promover um destino correto para este tipo de material, através de caçambas, entre outros. Quem não cumprir ainda corre o risco de ser multado.
Sabendo das dificuldades de toda a população, a Prefeitura se mobilizou para fazer o serviço. “Os nossos moradores tem reclamado da nossa demora em recolher os entulhos, mas temos trabalhado no nosso limite. Agora, com a ajuda da nossa população, separando os materiais, com a ajuda do pessoal do Meio Ambiente e com a extensão do horário das equipes nas ruas, trabalhando até as 19h, temos certeza que até o próximo dia 15 finalizaremos todos os trabalhos”, finaliza o secretário municipal de Viação e Obras, Luiz Cecatto.