Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:16:11
Geral

Detran

Mais de 70 mil alunos vão participar de ações de educação no trânsito.

Detran

27/01/2015

Pelo segundo ano consecutivo, o Departamento de Trânsito do Paraná leva o projeto “Detran na Escola” aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Em 2015, a expectativa é de que 74.927 alunos de 251 municípios sejam envolvidos em atividades que gerem reflexões e conscientização sobre o comportamento no trânsito.

“Atualmente, desenvolvemos esse projeto em 134 municípios. O objetivo para este ano é expandir para mais 116, alcançando 251 regiões do Estado”, esclarece o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Segundo ele, a intenção é capacitar os professores para multiplicarem os conhecimentos dos alunos e, consequentemente, dos pais, sobre a necessidade urgente da redução de acidentes.

Em 2014, foram atendidos 34.669 alunos em 134 municípios, e 1.511 professores foram capacitados. Em 2015, na segunda etapa do projeto, espera-se que mais 1.139 professores sejam habilitados em 116 municípios, e mais 40.258 crianças. Ao todo, 74.927 pessoas serão capacitadas.

Na capacitação, cada professor recebe um livro com três DVDs, contendo 20 situações interativas em filmes e desenhos animados, um vídeo de ambientação, seis jogos para uso em sala de aula e oito cartazes temáticos, montados em flipchart (tipo de cavalete).

Desse modo, os professores podem ministrar os conteúdos em sala de aula de forma atrativa e mediante o diálogo com outras matérias, disciplinas da grade curricular, como, por exemplo, as de matemática, geografia e, português, entre outras.

Até agora, o Detran, junto à Tecnodata Educacional, já realizou mais de 50 eventos de capacitação de docentes, com entrega de material didático, livros e vídeos para alunos, professores e pais. Como recurso de extensão, a escola conta com o auxílio de um portal na internet.

“Por meio dessa plataforma, todos têm acesso a conteúdos complementares e atividades sobre trânsito, além de contarem com uma estrutura funcional de rede social para que possam ampliar seus conhecimentos, compartilhar experiências com colegas e publicar seus trabalhos”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor de conteúdo da Tecnodata Educacional.